De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Mesversario, post 2 - marcos de desenvolvimento

O que esperar do seu bebê nessa fase.

Sete meses
a maioria dos bebes:
Senta sem apoio
• Puxa coisas em sua direção
• Imita sons da fala
metade dos bebes
• Combina sílabas em sons que parecem palavras
• Começa a engatinhar ou se arrastar
alguns bebes:
Fica de pé segurando em alguma coisa
• Faz tchauzinho
• Bate objetos um contra o outro


Oito meses
a maioria dos bebes:
• Diz "papá" e "mamá/ã" para os pais (sem especificar)
• Começa a engatinhar
• Transfere objetos de uma mão para a outra
metade dos bebes
• Fica de pé segurando em alguma coisa
Engatinha bem
• Aponta para objetos
alguns bebes:
• Levanta sozinha e "anda" segurando nos móveis
• Pega coisas pequenas com o movimento de pinça, entre o polegar e outro dedo
• Mostra o que quer com gestos


Nove meses

a maioria dos bebes:
Combina sílabas em sons que parecem palavras
• Fica de pé segurando em alguma coisa
metade dos bebes
• Usa o movimento de pinça
Anda pela casa apoiada nos móveis
• Bate objetos um contra o outro para pegar coisas pequenas
alguns bebes:
• Participa de brincadeiras com gestos
• Diz "papá" e "mamá/ã" para a pessoa certa (pai e mãe)


Dez meses
a maioria dos bebes:
• Dá tchau com a mão
• Pega coisas com o movimento de pinça
Engatinha bem
• Anda segurando nos móveis
metade dos bebes
• Diz "papá" e "mamá/ã" para a pessoa certa (pai e mãe)
Responde ao nome e entende o "não"
• Mostra o que quer com gestos
alguns bebes:
• Bebe líquidos no copo
Fica em pé sozinha por alguns segundos
• Coloca objetos dentro de um recipiente

Onze meses
a maioria dos bebes:
• Diz "papá" e "mamá/ã" para a pessoa certa (pai e mãe)
• Participa de brincadeiras com gestos
• Fica de pé sozinha por alguns segundos
metade dos bebes
• Imita as ações dos outros
• Coloca objetos dentro de um recipiente
Entende instruções simples
alguns bebes:
• Bebe líquidos no copinho
• Diz uma palavra além de "mamá/ã" e "papá"
• Quando em pé, consegue se inclinar

Doze meses
a maioria dos bebes:
Imita as ações dos outros
• Diz sons parecidos com palavras
• Mostra com gestos o que quer
metade dos bebes
• Diz uma palavra além de "mamá/ã" e "papá"
• Dá alguns passinhos
Entende e cumpre instruções simples
alguns bebes:
• Rabisca com giz de cera ou lápis
Anda bem
• Diz duas palavras além de "mamá/ã" e "papá"


Essa tabela eu tambem peguei no babycenterbrasil. :P

Dessas coisas, a Rebeca ja:


faz todas as coisas da parte dos sete meses.
o que ela ainda não faz dos oito e nove meses é engatinhar. Acredito que isso seja muito por uma culpa pessoal minha, que não deixo ele no chão muito tempo. A casa não esta nem de perto preparada para um bebe que se movimenta sozinho, não é nada segura, com fios soltos e tomadas sem proteção, alem das portas baterem facilmente com o vento, serem pesadas, o cachorro não é nem um pouco amistoso com ela... Enfim, de todas as coisas, é o que ela demora mais pra fazer por pura falta de oportunidade e necessidade.

Nos ultimos dias tenho tentado deixar ela se movimentar mais no chão, e o que acontece sempre é que ela insiste em usar os pés para se impulsionar e não os joelhos, e acaba parecendo um sapinho, rs So que so da um impulso, fica de bruços, e vai tentando engatinhar e vai se arrastando, ou nem isso, simplesmente se bunda. Mas ela realmente não tem muita paciencia pra isso, e logo esta pedindo que seguremos em sua cintura ou nas suas mãos a ajudando a levantar pra que ela possa andar ate onde ela quer.

dai, tirando o engatinhar, ela ja esta fazendo a parte relativa aos 10 meses. Atende pelo nome, esta balbuciando um mamã ja compreensivel a outras pessoas quando olha pra mim, e esta saindo um papa tb, mas esse ainda sai meio errado. Mas eu sou mamã mesmo. Entende quando eu digo não, aparentemente. Repete nossos gestos e sons que fazemos com a boca. Fica maravilhada com o espelho quando percebe que o que esta vendo é o que ela mesma esta fazendo. Parece que e sempre uma novidade, então acredito que essa informação ainda não esteja gravada de verdade na cabeça dela.

Beber no copo ela faz tem bastante tempo. Ela simplesmente começou a fazer isso quando começou a se interessar no que nos faziamos. E como a mamadeira e uma briga pois esta associada a dormir, pra ela tomar agua, foi so no copinho, e suco tb toma mais facil assim. Alias, de preferencia, é no copo sem bico, no nosso mesmo. Ela baba, claro, mas toma bem.

Nossa, lembrei de um sonho perturbador relacionado a isso... aff... Esses sonhos ruins que a gente tem na gravidez viu... Se alguem ai esta gravida, ja aviso, pesadelos são normais sim, principalmente relacionados ao bebe. Tem a ver com os hormonios, e passa assim que o bebe nasce.

Como ela confia muito na gente, ela vai fazendo as coisas que não são beem pra idade dela, acredito eu, pois estou ali, sempre do lado dela.

Ah, ela conversa com a TV. Sim. E balança no som das musicas. Adora Hi-5, Mister Maker, mas ela ama de paixão o Doki, cachorrinho das chamadas do Discovery Kids. Ela para o que estiver fazendo pra assisrtir, da risada, e briga comigo se entro na frente ou algo parecido. Ah, sim, ela agora da risada dos desenhos quando passa uma cena que ela gosta. E ela gosta de coisas que parecem pessoas de verdade, ainda mais crianças. Ela vibra assistindo Sid o cientista, serio. A ponto de atualemtente se estiver passando um desses desenhos eu poder ficar tranquila que ela não vai achar ruim se eu sair pra almoçar, lavar a louça, etc pois esta de fato ASSISTINDO o programa.
Se for coisas que ela nãom gosta, simplesmente ignora a TV e fica brincando.

Ela parece inventar historias com os brinquedos. Não sei nem se isso é possivel. Mas e engraçado como ela brinca atualemtne com os bichinhos de pelucia dela.

Ela tem um cachorro de pelucia que ganhou das minhas primas que ela ama de paixão. Ele é maior que ela. Uma graça. Eu deixo ela brincar com ele no berço, normalmente nos periodos em que estou almçando ou arrumando o quarto dela mesmo. Coloco ela sentada no berço e entrego o cachorro na frente dela, brincando com ela um pouco, fazendo ele latir e interagir com ela. Ai, deixo na mão dela.

Ela segura o cachorro, começa a falar, se joga pra tras segurando o cachorro em cima dela (ele é leve, ela consegue remove-lo quando uqer, ja vi a vi fazer isso para voltar pro meu colo), conversa, fala, sei la, da muita risada, joga o cachorro de um lado pro outro em cima dela, volta a sentar... e muito engraçado. Fico realmente me pergunbtando o que deve passar na cabeça dela quando ela faz isso.

E ela se mostrou timida. Pois e. timida. Quando chegam pessoas novas aqui em casa ela vai estranhando, demorando pra se acostumar, mesmo quando e alguem que ela conhece, mas não ve muito. A, sim, pois ela esta com uma memoria bem boa ja! Mas, ela não fala muito, mesmo quando vai se soltando. Ela explora a pessoa. Mas quando ela fica a vontade mesmo, ou quando vão embora.... Gente, essa menina fala, mas fala muito! hehehehe Um dia vou entender o que ela diz, mas como ela conversa! Quer contar tudo!

Alem disso, ajuda a tirar e colocar a roupa na hora de trocar e tomar banho, e inclusive a tirar a fralda, o que as vezes faz quando estamos apenas trocando a roupa dela por causa de sujeira e afins. Ela não entede bem a diferença, então ja acha que como esta tirando a roupa vai toamr banho. Na hora que começo a colocar a outra roupa, limpa, ela acha estranho e começa a descolar o adesivo da fralda. O problema e que na hora que eu grudo ele de volta e ela resolve que isso pode ser uma brincadeira divertida, rs

Ah, eu amo essa minha pequerrucha. Demais!

As coisas por aqui não estão melhores na maior parte dos sentidos. O Taz esta melhorando sim, mas resolveu abusar nos ultimos dias. Me deu um dia de folga, achou que tinha ficado bem, epronto, abusou no dia seguinte tambem. E eu, mais experiente, fui burra e confiei na percepção dele, ate mesmo pelas minhas necessidades de descanso e tudo o mais. Ai hoje ele ficou o dia todo ruim, se sentindo mal, com dor...

Mas ela vale tudo, cada hora a menos de sono, cada briga, cada lagrima. Por que ela e meu sorriso! E eu sorrio muito!!

2 comentários:

  1. Que linda! Acho tão engraçadinhas essas coisas que as nossas bebês fazem...
    Vc disse que não deixa a Rebeca no chão, mas eu também não deixo a Sophia nem chegar perto. POr mais que a gente limpe, chão é chão, tem sujeira. Não posso pensar dessa forma, mas eu ainda estou meio que na defensiva.
    Bjs

    Cátia e Sophia

    ResponderExcluir
  2. Oi Di,
    eu sempre fiz mesversário par as minhas filhas.
    Bem legal as dicas de cada fase e o mais importante é que a maioria das crianças faz e não todas. Cada um tem seu tempo, né?
    A Ana Luzia só foi engatinhar depois de ter andado. Descobri que ela não engatinhava porque a babá forrava o chão com um edredon. Então para trazer os brinquedos para perto a Ana Luiza puxava o edrodon e assim não tinha a necessidade de engatinhar para buscar os brinquedihos. Quando a coloquei dentro de um túnel ela teve que engatinha para sair e ai aprendeu.
    Adorei a última frase da postagem.
    Beijos
    para você e para sua Rebeca linda.
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P