De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Do sono que vem mas não dura - ou de como Rebeca não quer dormir no berço

Mais uma vez estou aqui, digitando com medo de fazer barulho.Essa semana foi uma das piores no quesito dormir aqui de casa em todos os1 ano e 5 meses da Rebeca. Ta, nos primeirosmeses eu nem dormia ou deixava  o Taz dormir com medo sei la do que quando a Rebeca estivesse dormindo, e verdade, mas existe uma grande diferença entre os primeiros 4, 5 meses de vida da Rebeca e hoje: expectativa!

Nos primeiros meses eu estava o tempo todo apavorada que pudesse acontecer alguma coisa com ela. Com o tempo isso foi melhorando e com a rotina que apliquei por volta dos 4 meses de vida dela tudo foi ficando mais facil pra nos duas.

Acontece que nos ultimos tempos Rebeca tem dado muito mais trabalho pra dormir do que vinha sendo e por consequencia do que esperamos dela hoje em dia. Acho que ja contei aqui comofunciona nossoesquema de dormir a noite, mas vou repetir de novo:

quando são aproximadamente 19h45, 20h esta na hora de dar o banho. Quando o Taz esta em casa, ou seja na maioria dos dias, é ele quem faz isso. Primeiro dou a ela o passiflora pra melhorar os pesadelos, depois ela vai tomar banho. enquanto ela toma banho eu comoum lanche, janto, preparo a mamadeira e o ambiente. deixo a sala escura apenas com o laptop ligado pra fazer luz, no quarto dela o abajur aceso mas coberto com um pano pra ter luz bem fraca quando a levar pra la. Quando ela sai do banho tudo esta quieto e aconchegante. Taz coloca a roupa e assim que termina de pentear o cabelo Rebeca vem para o meu colo. da um beijo de boa noite no pai e eu a levo pra sala.

No caminho vou dando boa noite a tudo - a porta, ao banheiro, a televisão, ate que quando sento no sofa do lado do computador dou boa noite a ela, que me da um beijo.Sentada, recostada no meu colo de costas pra mim (ela e muito grande pra ficar em outra posição) eu dou a ela a mamadeira com o leite morninho. Ela toma, muitas vezes inteira, outras vezes não. Enquanto isso vou cantando musicas pra ela relaxar, começando e seguindo sempre a mesma ordem, sempre o mesmo tom. Tem dias que ela esta muito agitada ou que dormiu em horario errado pra rotina dela de tarde e essa parte se estende bastante. Mas nunca volto atras. Dali o unico lugar pra onde ela vai, e ja dormindo, e o berço. Nada de "ok, fica acordada mais um pouco" nem nada parecido.

Ai nosso problema começa em colocar ela no berço. Se ela acorda no processo tenho que voltar atras - ela não aceita ser colocada no berço. Quer, claro, continuar no colo. Se não acorda na hora de colocar no berço, no geral, segue dormindo com alguns despertares durante a noite que costumam passar sozinhos, ela volta a dormir sozinha sem que nos precisemos ir ate ela. No maximo uma vez, antes das 23h, ela da uma despertada maior que requer traze-la de volta a sala e começar de novo.

Era assim...

Agora, ela acorda chorando e brigando que não estou com ela e ela esta sozinha no berço. E não para ate que eu va ate la - coisa de poucos minutos depois pois se ela se enerva demais, chora  demais, vomita. Ai, tem que dar outro banho e começar tudo de novo MESMO.

E na ultima semana ela tem acordado desse jeito todos osdias, todas as vezes que a colocamos no berço. Estamos exausto - emocionalmente  e fisicamente. e sem ideias.

Eu sempre deixo ela chorando e reclamando um pouco sozinha pra ver se ela volta a dormir se eu não atendo. Era o que acontecia. Mas, nos ultimos tempos, não. Na ultima semana ela tem dado mais trabalho, exigido mais atenção. Com isso, Taz acaba desistindo e vindo dormir com ela na sala, na esperançade assim ela, e ele, dormirem um pouco.

Ele arruma o sofa para que ela durma de um lado e ele do outro, assim ela fica "travada" na perna dele e não cai. Assim, na sala, com ele, ela dorme e dorme bem.

Nesse extado momento estou ouvindoela chamar e chorar no quarto e me segurando pra não ir ate la. Sei, pelo jeito que ela esta chorando, que é manha e que se continuar assim, ela vai voltar a dormir sozinha se eu aguentar. Mas e duro, muito duro...

Ja pensei em coloca-la pra dormir comigo na cama uns dias, pra ver se ajuda, mas tenho muito medo que isso piore tudo. Ja pensei em dormir com ela na sala ou nacama da lulu - minha enteada - quefica no quarto dela.

Agora Rebeca esta em meus braços. Não aguentei e fui atende-la e agora ela não aceita voltar pro berço. Terei que ficar com ela os proximos 30 a 40 minutos ate que o sono dela fique mais profundo e, assim, coloca-la de volta na cama.

E torcer pra dessa vez ela ficar la ate de manhã...

Ai gente, ajuda? Alguma ideia?

5 comentários:

  1. Sinto lhe informar mas cada vez vai ficar pior, ela está fazendo com você o que a minha filha fez comigo, quanto mais você ceder pior vai ser pra você e principalmente pra ela, minha filha hoje é uma jovem de 22 anos insegura, imatura e com sindrome do pânico, se eu tivesse sido firme quando ela era criança talvez ela hoje não dependesse tanto de mim a ponto de não ter vida própria, não sai de casa sem mim pra nada.
    Tudo começou a piorar quando comecei a dormir com ela quando pequena ela criou uma insegurança que agora aos 22 anos se eu não faço o que ela quer ela cai de cama fica com labirintite, nossa vida é um caos.
    Me pergunto quando eu morrer o que será dela?
    Por favor não faça com a sua filha o que eu fiz com a minha.
    Dê chá de camomila pra ela e nem você nem seu marido devem ir dormir com ela caso contrario você corre o sério risco de ter uma filha como a minha: sem amigos, sem emprego, com problemas para relacionar-se, etc.
    Doi no começo mas é melhor ela saber lidar agora com o estar sozinha do que quanto crescer.
    Pense nisso.
    Ass. Mãe da Tati

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa anda difícil, mas é a ansiedade de separaçao. Uma pergunta: p q vcs fazem ela dormir na sala e depois levam pro quarto dela? P q nao fazem direto no quarto?

    Eu acho que dormir com ela é pior. Eu morro de cansaço, fico querendo morrer, mas nao desisto! hehe Fico com Olívia até ela dormir! Nem que tenha que ir dormir as 5 da manha!hehe

    ResponderExcluir
  3. Aqui Bryan é uma beleza pra dormir, ele dorme na cama com agente, e se vira pra lá e pra cá até cair no sono, quando passa uns 30 minutos eu vou e coloco no berço, mas nesse processo ele nao acorda sabe, e mesmo se acordar ele volta a dormir no berço,mas só se o quarto estiver bem escuro!Sempre foi assim, antigamente minha mãe ninava ele no colo e eu cortei isso, para não acostumá-lo.
    Eu acho que é válido vc testar ela dormir na cama com vocês, após o leitinho dela, deite com ela, com tudo apagado, deixe ela adormecer bem e depois coloque ela no berço.Vale a pena tentar...
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Di,
    na época das minhas pequenas, a orientação que recebi da pediatra e da psicóloga da escola ´´e que não tirasse elas do berço mas que também não as dexassem sozinhas. Que fosse lá, acalmasse e depois que elas dormissem voltasse para aminha cama. É exaustivo demais. Confesso que até deixei um colchão no chão ao lado do berço e eu me deitava ali e depois voltava para minha cama.
    Na opinião das especialistas, se eu vou lá e as levo para aminha cama é como seu eu confirmasse para elas que tinham motivo mesmo para temer.
    Confesso que não aguentava seguir a orientação e fazia o que o meu limite como ser humano e mãe qua ama demais as filhas permitia.
    As vezes eu acabava dormindo no quarto delas, as vezes elas dormiam comigo e na maioria eu seguia o orientação. Com o tempo foi melhorando, essas chamadas noturnas foram se espalhando. Hoje elas dormem na minha cama quando querem e mais por farra mesmo.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oie acabei de te achar e ja estou seguindo.
    Minha filhota Nina tem a mesma idade da Rebeca e há uns 2 meses ja deixamos ela sozinha no berço ate adormecer, sempre comigo ou papai ao lado, a noite ela ja mama sozinha com travesseiro um pouco levantado por umaalmofada.
    Desde o 8o dia de vida ela dorme em seu berço e foram pouquissimas as vezes em veio p nossa cama, meu marido ate sente falta disso mas foi uma combinaçao feita entre nós desde a gestaçao.
    Noa sei como lhe ajudar mas acho q se aos poucos vc for colocando ela p mamae a noite ja ems eu berço sera um grande passo.
    Deixar chorar sozinha tb sou contra mas ficar ao lado dela é uma tatica.
    Sei q nos 1os dias é pesado e cansa.
    Me identifiquei com seu blog pq nao sou bipolar mas meu humor nunca foi la grande coisa e no estado de exaustao em q me encontro choro por qualquer motivo e me sinto as vezes meio doida no meio de tanta coisa q vem acontecendo nestes 17 meses de dedicaçao exclusiva a minha Ninoca.
    Na epoca da tpm nem t conto.
    Bjs bjs e vamos nos falando.

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P