De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Da soneca perdida e suas histórias

Rebeca tem cada vez mais deixado de fazer sua soneca diurna.

Ela sempre foi uma criança com tendência a acordar tarde, entre 8h e 9h da manhã. Esse foi o motivo de eu colocá-la na escola a tarde, pra que ela não tivesse a obrigação de acordar mais cedo - acho que criança pequena tem que gostar de ir na escola senão perde mais da metade do objetivo e pode ter consequências ruins pro resto da vida escolar.

No ano passado ela tirava facilmente uma soneca antes do almoço, das 11h as 12h30. Com isso ela não comia muito no almoço pois já tinha tomado o leite antes de dormir e não sentia fome ao acordar, mas comia um pouco e ia pra escola descansada.

No ultimo mês de aula ela já vinha tendo alguns dias que pulava a soneca e durante as férias de verão essa soneca acabou sendo passada para depois do almoço de uma forma muito natural.

Desde que voltou pra escola esse ano a coisa mudou de novo já que no horário da soneca ela estava em aula e ela se recusava a dormir de manhã como antigamente. A verdade é que antes do almoço ela não esta cansada o suficiente pra dormir mesmo.

O que acabou acontecendo é que a soneca ficou condicionada a como ela dormiu a noite e que horas acorda de manhã. Se dorme mal e acorda antes das 8h, ok, tira uma soneca de 1h30 antes do almoço. Se acorda no horário normal, que é a maioria dos casos, depois das 8h, nada de soneca.

Isso faz com que muitas vezes ela tire um cochilo de 5 minutos no carro no caminho pra escola em alguns dias, ou durma na volta pra casa, dormindo até umas 19h, quando acorda espontaneamente mas assustada, pra jantar. Nesse casos ela vai dormir novamente por volta das 22h, não sem reclamar.

Na maioria dos dias ela volta acordada e eu a tenho colocado pra dormir mais cedo, dando jantar as 18h e ninando pra dormir e mamadeira as 19h30.

Tenho que dizer que pra mim esse  é um bom horário e que ela segue bem com ele desde que esteja bem de saúde.Muitas vezes ela acorda de madrugada e me chama pra tomar outra mamadeira e voltar a dormir, repetindo nosso ritual do sono, e mantendo suas 3 mamadeiras diárias recomendadas pra idade dela.

O problema é que nem sempre eu consigo levantar por causa dos remédios que tomo. Ai é o Taz que levanta e fica com ela - quem ela leva na flauta e consegue ficar acordada mais uma ou duas horinhas.

Ai ela vem no dia seguinte, sorrindo faceira e me fala como se tivesse feito algo super legal "acordei de madugada!"

Essa menina vai ou não me dar trabalho quando for adolescente?

Um comentário:

  1. Vai nada!!!! Ela é super tua cúmplice, vcs vão ser melhores amigas isso sim, ela vai chegar super faceira: "Mãe conheci um gatinho!" e o Taz morre nesse dia rsrs (Eu já to imaginando vc contado a história e rindo por antecedência rsrs)

    Aqui em casa eu sempre fui ruim de acordar cedo e não tirava soneca, lembro de mainha dormir as duas horinhas com Rafael Jr. e Rafaela e eu passar a tarde acordada, ela ainda tentou por conveniência de horário me deixar estudando de manhã, mas se rendeu e na terceira série fui para a tarde...

    Engraçado que com Rafaela foi o contrario, mainha tentou fazer ela ficar a tarde comigo, mas ela precisava da soneca e não rendia a tarde, até hoje ela estuda pela manhã e quando não tem aula acorda as cinco para estudar e continua com a pratica da sonequinha...

    Essas coisas de sono são fisiológicas os pais tem sabe respeitar!!!

    Cheros!!!

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P