De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

domingo, 3 de abril de 2011

1 ano e meio!

Pra descontrair um pouco, no ultimo dia 1 a Rebeca completou 1 ano e meio. Não deu pra comemorar nem nada disso, mas vale falar um pouquinho dessa fase que ela esta, né?

A criança de 1 ano e 6 meses (babycenter brasil

Como seu filho está crescendo 

É provável que você perceba, este mês, um grande avanço no desenvolvimento físico do seu filho. Ele já caminha com mais firmeza, gosta de subir nas coisas e pode até arriscar um joguinho de futebol.

Também já consegue lembrar com clareza de algum objeto que lhe é tirado da frente. É uma boa oportunidade para brincar de esconde-esconde com o brinquedo favorito dele: você esconde e ele procura.

Pode ser que, em determinados momentos, ele tenha mais energia física do que você consegue aguentar. Se ele está correndo de um lado para o outro, entre na dança, literalmente. Coloque música e aproveite para queimar umas calorias enquanto brinca com seu filho. Quem sabe ele fica bem cansado e vai para a cama na hora de dormir sem reclamar!

Leia mais detalhes interessantes sobre o desenvolvimento da criança de 1 ano e meio. 

Como fica sua vida: impondo limites 

Conforme a criança vai ficando desafiadora, você começa a se perguntar como vai conseguir controlá-la. Imponha limites claros, dizendo em termos simples que tipo de comportamento é aceitável e que tipo é proibido na sua casa. Nem sempre ela vai se lembrar do que você disse, portanto a repetição é a alma do negócio.

E faça todo o possível para servir de exemplo. Use com os outros o mesmo tipo de educação que quer que seu filho tenha.

Um ano e meio é uma boa idade para voltar ao pediatra, agora que as consultas não são mais tão frequentes. Você pode aproveitar para tirar suas dúvidas sobre o desenvolvimento do seu filho, para ter certeza de que ele não está mostrando nenhum sinal preocupante de atraso. Quanto mais cedo começa o tratamento para esse tipo de problema, melhores são os resultados. 

Hora de pensar no penico? 

Muitos especialistas dizem que 1 ano e meio é cedo para começar a pensar em desfraldamento; as avós rebatem: "Mas você parou de usar fralda com 1 ano!". Quem está certo? É claro que tudo depende de cada criança, e até pode ser que alguma já esteja pronta para o grande passo. Antes de pensar no assunto, você precisa notar sinais de que seu filho está preparado.

Até mesmo o conceito de que cada coisa tem um lugar certo -- incluindo o xixi e o cocô -- só se desenvolve depois dos 2 anos. Melhor mesmo por enquanto é tocar de leve no assunto, conversando sobre o que você faz no banheiro, para que servem as coisas etc. 

Cada vez mais ágil 

A criança quer saber sempre o que há dentro, atrás, embaixo de tudo o que vê. Se há alguns meses ela se contentava em esvaziar a gaveta, agora ela vai tentar colocar tudo de volta para ver se cabe.

Movimentos amplos ainda superam a coordenação motora fina, porque crianças de 1 ano e meio não têm paciência de ficar paradas fazendo atividades que exijam a habilidade das mãos. Algumas podem ser atraentes: pintura com os dedos, colorir com giz de cera, fazer torres com bloquinhos, abrir e fechar portas e, claro, apertar todo e qualquer botão que aparecer pela frente.

Um telefone ou controle remoto que não estejam mais funcionando podem servir de brinquedo. Colocar uma coisa dentro da outra é fascinante. Existem quebra-cabeças de madeira (em que formas se encaixam no baixo relevo) ótimos para essa fase.

Um dos sinais de que a destreza manual dele está melhorando é que ele já consegue segurar um copo sem tampa e beber sem derramar (muito...). 

Primeiras amizades 

Agora que seu filho já anda e fala um pouco, ele vai ter mais interesse em se relacionar com as pessoas, principalmente crianças. Mais que amigas, porém, ele as vê como "objetos de estudo" interessantíssimos. Quando cutuca, puxa o cabelo,arranca o brinquedo do colega. não é porque seja anti-social, mas porque está fazendo experiências.

Tenha paciência e o exponha a situações variadas. Quanto mais ele interagir com os outros, mais rápido vai aprender a conviver em grupo. É a melhor hora para combinar com mães de crianças mais ou menos da mesma idade e fazer passeios juntas, para qualquer lugar onde os pequenos possam brincar à vontade. 

Não, não e não 

Anda ouvindo muito essa palavra ultimamente? Por um lado, ela sai da sua boca a cada minuto, na tentativa de evitar algum desastre. Por outro, seu filho adora dizê-lapara desafiar você.

Conforme ele vai ficando mais autoconfiante, as vontades aparecem com mais força. E a você cabe decidir quando o "não" é absolutamente necessário (ele quer subir numa cadeira para mexer no fogão, por exemplo), ou quando você pode deixá-lo tentar (se ele insiste em fechar o cinto da cadeirinha do carro sozinho) por um tempo, até ver que não consegue.

Para evitar os ataques de birra, você pode usar algumas estratégias. Os chiliques sempre acontecem na hora em que você está mais ocupada, e com pressa. De manhã, por exemplo, experimente levantar 15 minutos mais cedo para fazer as coisas com calma.

Se tiver que sair com seu filho, prefira horas em que ele esteja descansado e alimentado. Leve um livro ou um brinquedo favoritos para a sala de espera do médico. E arme-se de paciência porque você nunca conseguirá evitar todos os ataques de birra -- eles são parte integrante das crianças desta idade. 

É meu! 

Todas as coisas legais do mundo pertencem ao seu filho nesta idade, sejam as chaves do seu carro, o bichinho de pelúcia do irmão, o sapato do pai, o escorregador do parquinho. Vá ensinando a ele como dividir as coisas, sempre elogiando quando ele emprestar alguma coisa ou deixar outra criança brincar primeiro.

Quando estiver contando uma história ou assistindo a um desenho, aponte os exemplos de pessoas dividindo as coisas. Mas tente não dar muita bronca quando ele não quer emprestar -- você pode deflagrar a tão famosa teimosia desta idade, e aí é que ele não vai ceder mesmo.

Seja na hora de dormir ou quando está relaxando, crianças de 1 ano e meio costumam ter estratégias para se acalmar. Pode ser um boneco ou paninho preferido (o chamado objeto transicional, ou de transição), mas às vezes é enrolar o cabelo com os dedos, se balançar ou chupar o dedo.

Na maioria dos casos eles abandonam esses hábitos até os 4 anos, por isso não há necessidade de se preocupar por enquanto. Se o problema é a chupeta, leia nosso artigo sobre o assunto. 

Palavras tiradas de músicas 

Uma boa idéia este mês é ouvir música e cantar junto com seu filho. As letras de música são uma ótima fonte de novas palavras para o vocabulário dele, que não pára de crescer.

Não corrija palavras que ele pronunciar errado. Apenas as repita do jeito certo. Se ele pedir "bicôco", você diz "Olha aqui o seu biscoito".

Com essa idade as crianças sabem pelo menos uma dúzia de palavras, e a maioria consegue juntar duas: "Cadê bola?" ou "Qué colo!". Caso seu filho ainda não fale pelo menos duas palavras, não deixe de mencionar isso para o pediatra na próxima consulta. Uma possibilidade é fazer uma audiometria para ver se ele estáouvindo bem.

Saiba, porém, que há crianças que demoram mesmo mais para falar, assim como há as que andam ou engatinham mais tarde. 

4 comentários:

  1. Nina fara um ano e meio amanha. Bjks p nossas binecas

    ResponderExcluir
  2. nossa, passa rapidãooo heim, que coisa!
    parabens pra rebeca, fofissima...
    e sobre o plano de saúde, a gente cogitou seriamente em voltar a pagar, mas ficará no mesmo, pra ter um bom atendimento a gente vai precisar ir pra cidade vizinha, pq aqui os medicos qe atendem no particular são os que atendem o publico, ou seja, seria a mesma médica que nos atendeu no hospital que disse que ela tava com pneumo...
    mas é assim, vamos ver no que vai dar, ela ja esta melhor, da gripe e da otite!!

    aa, di, eu mudei o endereço do blog e não sabia que minhas seguidoras perdiam meu link, é como se tivesse que seguir de novo, eu só li isso depois de mudar! (burrinha)
    mas ta ai, o endereço novo é esse:
    http://blogmulherfeliz.blogspot.com/

    te espero la viu
    bjãoo pra vcs

    ResponderExcluir
  3. Oi Di,
    adoro esses post super informativos. Mas é isso mesmo, cada criança tem o seu tempo.

    Ah, deve ter sido uma emoção quando você conseguiu falar o R e imagino com vai ser com a Sofia.

    Mas vou seguir com calma, esperando a Sofia crescer e fazendo a fono sem pressa e sem pressão.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ai que fofo amiga!! Parebens pequena perolaa!!!!!!!!
    Ai amiga quanto ao Matheus olha vou te contar aff meu sangue ferve mais vou tentar kkkk mais me imagino abraçando ele acho que vou mata-lo sufocado kkkkkkkkkkk como diz minha chefe haha
    Beijocas

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P