De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Sobre a hora de dormir com todas as perguntas do mundo!

Rebeca nunca foi daquelas crianças que dormem com facilidade. Nem sei se existem crianças que dormem facilmente, mas essa é uma questão mais teórica e vou me concentrar na nossa pratica.

Desde bebê ela sempre lutou contra o sono. Parece que quanto mais sono mais elétrica ela fica. Mas o interessante aqui é que conforme ela foi ficando mais velha e seu interesse pelas coisas do mundo foi aumentando, ela passou a escolher a hora de dormir para fazer aquelas perguntas difíceis que reuniu na cachola ao longo do dia, semana, enfim.

No começo dessa prática eu achei que ela tinha chegado a famosa idade dos "porquês". Mas o tempo foi passando o tempo, meses, anos, e nada disso passar. O que aconteceu foi que as perguntas e os assuntos foram ficando mais elaborados.

E eu gosto de falar, sabe? E eu simplesmente não consigo resistir a responder as perguntas que ela, ate hoje, me tras.

E acabou que a hora de dormir acabou por se tornar uma das partes mais gostosas do dia. Relaxadas, dentes escovados, deitada na cama, ela me conta coisas sobre seu dia, pergunta sobre coisas de seu interesse como música e filmes, conta sobre o programa que viu e sobre o que aprendeu na aula, me pergunta e ouve interessada as histórias da minha infância...

E dia sim dia não me pergunta algo mais difidif de explicar. Sim, ela já perguntou e eu já expliquei de onde vem os bebês... Mas também já me perguntou porque algumas pessoas são más, porque temos tantas dividas, porque existe o dinheiro, o que é preconceito...

Nesse clima de eleições no qual nos encontramos, assunto quase impossível de se desviar, me vi explicando sobre história do Brasil, desde a colônia, independência, ditadura, diretas ja, Collor, Itamar, Fernando Henrique, Lula, Dilma, Temer. Expliquei sobre como nosso sistema de governo e estruturado, com seus tres poderes. Como o legislativo e importante. O que é a tal Lava Jato que ela tanto ouve falar, quem é o presidente, o governador, o prefeito, e qual o papel de cada um...

Nessas horas nossa conversa vai ficando comprida, e por vezes ela adormece no meio da explicação.

Mas tentar explicar pra ela o que está acontecendo hoje me ajuda muito a pensar e a ver as coisas com mais clareza, e mais otimismo.

Você já tentou explicar algo para uma criança?

Recomendo muito essa pratica. Não impor o que você pensa, mas de fato explicar, deixando que ela faça perguntas.
Você pode se surpreender com o que você mesmo é capaz de descobrir.

No fundo são essas conversas antes de dormir que fazem o mundo fazer sentido, e me lembram o que é o mais importante...

Um comentário:

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P