De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

depois da tormenta...

Não vou tocar no assunto anterior. A vida segue.

aqui as coisas vão indo. Eu ainda estou adaptando o remedio. Seguimos com o plano original, feito com minha medica, onde retiro a medicação que tomava antes de engravidar, olanzapina, que é absurdamente cara, e passei pro Litio.

enquanto estava tomando os dois, a cada dia eu ia ficando mais sonolenta, mais grogue, e por consequencia mais nervosa, mais briguenta e explosiva, as vezes agressiva, e meio deprimida.

Isso, pra quem não sabe, acontece as vezes com algumas medicações. Tem a ver com a pessoa e, no caso, com a interassão entre um remedio e outro. Minha psiquiatra deu o nome certo pra como eu vinha me sentindo: sedada.

Retiramos essa semana a Olanzapina e tenho me sentido muito melhor. Agora estou tentando acertar o horario de tomar o remedio, que dose em que horario, pra não passar o dia sonolenta e nem, como acnteceu alguns dias, ficar com insonia a noite. Isso tambem esta sendo resolvido com apenas mudar o horario de tomar o remedio, e muita boa vontade do marido, devo confessar. (carinho, massagem, conversa... eita marido bom... kkk)

a beca esta, de novo, com sinusite. No fim, estamos de volta ao antibiotico, usando um descongestinante estilo afrin, e finalemnte melhores. Tenho que fazer inalação nela ainda mais alguns dias, mas a melhora e visivel e rapida (e o tempo estar mais quente tambem ajudou).

Mas ela estar com esse problema de novo, tão rapido, me faz sentir algumas urgencias na minha vida. E uma delas é a de mudar de casa. Sabem quando voce sente que precisa de um lugar seu, com a sua cara, do seu jeito? Ah, e importante, sua responsabilidade, sem desculpas, pra fazer as coisas? Pois é...

Tenho morado esse tempo todo na casa dos meus pais e apesar deles serem aquele ideal de pais que todo mundo ja quis ter na vida, chega uma hora que batsa. E é muito dificil ser mãe e morar com a sua mãe, ainda mais em casos como o meu, onde o historico de brigas não é positivo. O fato é que eu e minha mãe somos muito parecidas, demais, e isso, somado aos pontos em que divergimos, faz com que morar juntas seja muito ruim. Batemos de frente constantemente, e ela não anda nem um pouco bem (leia-se bipolaridade é genetica apesar dela não acreditar nessa tese) significa que todo mal entendido, desde a minha gravidez, cada palavra aspera, é pra ela, um mar em furia que a engolfa e despedaça.

Enfim, minha casa posso montar do jeito que quero, limpar do jeito que quero, comer o que quero, todas essas coisas. Sinto falta. Sinto falta de muitas coisas, como receber pessoas em casa com frequencia, por exemplo. Eu sou A anfitriã, adoro receber gente em casa, amo cozinhar pra batalhão, mas minha mãe não, então a medida que minha sanidade permite, eu evito chamar pessoas, e sempre a consulto antes de fazer isso. Tudo previamente conversado e deixando ela psicologicamente preparada. Mas queria não fazer isso. Queria voltar a ter pessoas chegando em casa sem avisar. Bom, eu gosto disso...

Mas enfim, nos estamos procurando um lugar bacana, que una todos os fatores que precisamos no momento. e, no meio tempo, estamos providenciando o interior da casa. Num impulso maluco compramos a TV, eu ja vinha comprando eletroportateis tinha uns meses, calculadamente dentro do orçamento (e por isso a tv vai ser possivel de existir) e agora ganhamos a geladeira e o freezer. Estou feliz e saltitante!

Pra Rebeca a nossa aqusição atual foram aqueles tapetes de EVA coloridos. E eu recomendo muito!! Estão saindo R$68,90 no sam´s club, mas precisa ter o cartão de mebro. Mas é otimo!

Hoje montamos o tapete na sala, e arrumamos de forma que a Rebeca não tivesse acesso a nada que pudesse quebrar ou machucar, sentamos com ela no meio, eu em um sofa e o taz no chão com ela e ficamos assistindo filme enquanto ela brincava, engatinhando e andando se apoiando de um lado pro outro. Brincava tanto, tão feliz, que suava. deu gosto de ver.

O Tapete é legal, voce pode montar e desmontar, e pras mamães inseguras tipo eu, ja aviso, da pra ficar tranquilo! Vou fazer isso todos os dias agora! Ficar assistindo filme e deiar ela brincando a minha volta! Gente, daqueles momentos gostosos e unicos!

Agora vou falar das fofurices: Rebeca decidiu que quer colocar suas meias sozinha. Ainda não conseguia, mas hora ou outra esta la, com a meia na mão, tentando colocar no pé. Quando não consegue e fica insegura ou cansada de tentar, estica a meia pra gente colocar nela, mostrando como ela deve fazer. E ela presta muita atenção...

Como comida direto da mesa, numa boa. Hoje o almoço foi arroz, feijão (amassado) carne moida (amassada com o feijão, assim fica bem pequenininha) batata e vagem. Fica bem pastoso, mas bem bem mais seco e consistente e com pedaços que outras papinhas processadas.

Procuro dar sopa pra ela a noite por ser de mais facil digestão. Mas ela sempre acaba comendo um pouco do meu jantar, ja que agora descobriu que a minha comida tem um gosto todo diferente, haha Estamos exercitando o não, o espera, o assoprar pois esta quente, e todas essas coisas.

Alias, ela tambem me imita assoprando a comida quando esta quente.

A onda aqui tem sido os clips da galinha pintadinha. Ela ama, e pede pra assistir apontando pro computador e fazendo os sinais da musica. Ah sim, por que ela faz o sinal da musica! Na musiquinha do pintinho amarelinho, ela ate tenta ciscar o chão com os pes (e cai) faz com o dedinho na mão, e esta ensaindo bater as asas. Mariana conta 1, e a Rebeca esta tentando chegar no dois.

Dança sempre. Ganhou uma totoca da Monica de Aniversario e a mesma tem botões com musiquinnha. Aprendeu a aperta-los rapidamente pra poder dançar uns segundinhos com a musiquinha. Ela aperta, dança 2 segundos ate a musica acabar, e da risa e bate palmas, feliz.

Quando engatinha e quer fazer uma firula, abana o bumbum como um cãozinho abana o rabo. Muito engraçado!

Da abraço, bem apertado (uma delicia!!) e faz bico quando uqer pedir beijo. E, se eu faço bico, ela me da um beijo! (Mais delicia ainda!)

Outro dia, ca cozinha, deixei ela sentada na cadeira enquanto fazia coisas. ela ficou fazendo barulhos pra me chamar, eno fim, quando eu estava de costas pra ela, me chama, com uma vozinha xoxa, com aquele tom de "olha pra mim" falando mamã. Ai, me derreto!


Esta tetando falar mais, ela conversa muito no nenenes dela, mas tem falado algumas palavras de forma mais clara, como mamã, que esta virando mamãe, papa, que esta quase saindo papai, hoje ela tentou chamar minha mãe de vó ao invez de dadá. Tambem fala auau quando ve o cachorro, entende o aiai como dor, e quando a gente fala fom fom ela põe o dedo no nariz (é sabem aquela brincadeira boba de fazer o nariz de buzina? ela adora! rs).

pausa


Por fim, sobre o passeio que falei, de ir no aquario.

Estou marcando a ida ao Aquario pro dia 13 de Novembro, a partir das 11h30 até as 14h30.

Estou marcando essa data pois dia 15, segunda feira é feriado, e minha ideia é fazer algum outro passeio no domingo, como ir ao Zoo se o tempo estiver bom, ou algo assim que a Rebeca va curtir de fazer. E, na segunda, vou poder descansar, heheheh muito necessario!

Mas fica assim, dia 13, Aquario de SP (veja o site AQUI)
e dia 14, Zoo, se estiver sol, ou outro programa a ser marcado no sabado em conjunto. (Veja o site do Zoo AQUI)

8 comentários:

  1. Nossa, quantas novidades, em?

    A Rebéca está cheia de habilidades, né? Tão fofo ver essas evoluções dos nossos filhotes!

    Aproveitem bem o feriado!
    Beijos,
    Nine

    ResponderExcluir
  2. Passando por aqui. Obrigado pela visita lá no meu blog.Tô lendo teu blog e textos muito leves e aprimorados.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Ai querida,
    Ter o canto da gente é tudo de bom, não só por receber visitas, como tbm por tudo que vc falou: comer o que quer, acordar qdo quer, fazer as coisas do jeito que quer. Enfim...curte essa fase de comprar as coisas, preparar a casa pq é muito gostosa!!!

    Que fofa a Rebeca!!! Praticamente uma moça...rss
    Essa fase é uma delícia! Tantas descobertas!!!

    bjs e tenham um abençoado final de semana!!!

    Cláudia

    ResponderExcluir
  4. Oi Dii,
    Passei pra deixar umas beijocas.. um abençoado final de semana, Beijos !

    ResponderExcluir
  5. Guria!

    Dia 12 chego a SP com a família pra passar o feriado... que tal nos vermos no Aquário, já que dia 13 vais até lá?

    Beijão,
    Ingrid

    ResponderExcluir
  6. que linda ja ta falando mamãe
    deve ser emocionante di nao vejo a hr :D
    bjsss

    ResponderExcluir
  7. Oi Di!
    Tenho uma amiga que o marido é bipolar e tb tá lutando para se adaptar ao medicamento. É uma luta diária né?
    Espero que encontre logo a casa de vocês! Realmente ter nosso cantinho é tudo de bom.
    Melhoras para a Rebeca que tá muito fofa!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Amiga, amiga minha... Que texto maravilho! Que bom que a médico tirou a medicação que não estava legal e logo vc se adaptou ao Lítio (esse é o primeiro ponto). Achei achei bacana que você compartilhou todos os detalhes de como tem sido a convivência com mãe e todo o resto... Agora o que mais gostei (e não sabia), foi a dica do AQUARIO SP (e olha que sou garimpador de programas culturais nessa cidade viu?), e sabe que gostei porque adoro passear e lugares diferente, sobretudo, amo de paixão coisas do mar! MUITO OBRIGADO AMIGA! Ah, e boa sorte como sempre nessa jornada né? Tenho indicado o blog as amigas grávidas e pré-grávidas (como costumo dizer rsss), bjokas e ótimo feriadão para vossa família, Will (bipolar brasil - Juntos, podemos muito mais!).

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P