De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Feriado, mudanças, falta de rotina?

Ola pessoas!

esse feriado nos vamos viajar, ficar ate 4 feira sem internet e longe dos bloguinhos de vocês... triste, mas acredito que va ser algo que vai valer muito a pena. Mas muito mesmo!

Conto na volta, se der certo o que estou planejando... ;)

Não queria ir viajar sem passar aqui primeiro, no entanto. Tem sido bem dificil parar pra postar, devido a essa minha nova medicação, que me deixa muito sonada, e a nova rotina da Rebeca, que me deixa muito cansada. Unindo os dois, não tenho energia pra contar as coisas. Quando muito leio, comento um pouco. Mas, postar mesmo, e outra historia.

queria postar hoje contando todas as nossas novidades! E tem um motivo especial... Hoje, dia 8, era a DPP da Rebeca! Pois é, se eu tivesse conseguido aguentar a dor, e mais, a minha cabeça, mais uma semaninha, ela teria nascido no dia 8 de outubro e não dia 1. em teoria, né?

Quero dividir auqi algumas das minhas angustias, das minhas duvidas, minhas neuroses!! Minhas alegrias... :)

vou começar falando que tenho colocado, vez ou outra, a Rebeca pra assistir os clips da Galinha Pintadinha pelo youtube. Me rendi a curiosidade, fui atras, e por mais estranho que tenha achado, tem sido altamente divertido dançar a cantar as musiquinhas junto com a minha filha. Que sim, adora dançar de paixão! rs Qualquer musica, ela ja esta la, balançando a cabeça, agitando os braços.

Os clips são meio exagerados na questão cehios de cores, muito berrantes e explosivo, mas... Ela gruda os olhos, ainda mais perto da hora de dormir, e fica la, assistindo, dançando, e me ouvindo cantar as musiquinhas e fazer a coreografia junto com o desenho. Por que, mãe não pode so ver brincar, so por na frente da TV, tem que participar!! Dura pouco gente, aproveita que é um barato!

Ela tem feito outras coisas "fofisticas":
- manda beijo, com a mão e sem, so o beijo estalado mesmo.
- ganhou 2 motocas de aniversario, e adora. Um super exercicio pra mamãe, papai, vovó, que ficam empurrando ela pela casa em cima da motoca, e ela dando risada. Uma delicia, cansativa.
- Ela usa gestos pra se comunicar. Fala numa lingua so dela, e muitas vezes usa gestos pr mostrar as coisas. como ela mesma, o pé, o controle remoto.
- Estou procurando dar comida solida pra ela. Ela demonstra cada dia mais interesse em comer as mesmas coisas que a gente, então tenho introduzido os solidos aos poucos. Se dou em pedaços pequenos, e devagar, separadamente, ela come bem, não engasga. so que fica entediada rapido. Procuro então misturar as coisas, geralmente deixando 2 papas com pedaços, diferentes, pra ela dferenciar os gostos. (Arroz com feijão e carne com legumes, por exemplo) As vezes dou sopa no jantar por ser menos indigesto, mas no geral, ela tem comido da nossa comida mesmo, com um ou outro acidente, ou incidente, no percurso. (ela engasga e acaba vomitando) Mas tem que insistir pra ela aprender a mastigar.

No ultimo mez, deixei ela experiemntar mais coisas: iogurte - um estrago, coitada, tem que dar pouco e com fruta que prende o intestino; bolo, ela comeu no aniversario dela, mas ja tinha experimentado antes, mas so bolo seco, sem recheio ou cobertura, e vou mantar em datas comemorativas. Amou, imaginem ela afundando a cara num cupcake de danoninho. Ah, sim, e experimentou, e so experiemntou uma colherada mesmo, de danoninho. E hoje eu dividi com ela um polenguinho, que foi o que ela mais gostou de tudo ate agora.

Mas apesar de ter deixado ela provar as coisas, nada disso entrou na dieta real dela. Continuamos com:
7h - leite (vou tirar esse, ela não toma essa mamadeira acordada e o leite da mesma pode ser usado no mingau do café)
8h15 - acordar
9h - cafe da manhã com fruta ou mingau
11h30 - leite + soneca
13h30 - almoço + fruta
15h45 - leite, soneca
17h -fruta (tambem acredito que irei tirar essa fruta)
19h - jantar + fruta
20h - banho
20h30 - leite, dormir.

Ela não recusou, de verdade, nada. Quer dizer, tem coisas que ela não come de certo jeito, so de outro, mas não deixa de comer nada.

Nos ultimos dias ainda estamos ajustando esses horarios que falei acima. As vezes tento tirar a soneca da mahã, mas da 12h ela esta exausta e chorando pra dormir. Ainda estamos nos adaptando. Eu estou tendo que reaprender os horarios e os ritmos dela.

Tenho lido historinhas pra ela, quando vejo que ela precisa descansar mas não quer dormir. Isso faz ela diminuir o ritmo, e mesmo que continue acordada depois, esta mais tranquila. Leio as historinhas com musica classica de fundo. :P Uma delicia, ela fica brincando, e eu vou lendo.

depois de ter sido trocado 4 vezes, conseguimos comprar o primeiro tenis da menina. Consegui comprar ao ir, eu mesma, na loja e descrever o pé da Rebeca como do tipo Bisnaguinha.

Gente, vou falar. Estou preocupada da Rebeca ficar muito gorducha por minha causa! explico: sou absolutamente neurotica com segurança, então não costumo deixar ela solta pela casa pra se aventiurar, e engatinhar e descobrir as coisas. Não deixo ela se movimentar muito, deixo ela a maior parte do tempo, no cercadinho, e fico com medo que ela engorde demais por causa disso. Acredito que criança tem que brincar, ver, explorar, mas tenho tanto medo que ela se machuque, que chego as vezes a deixar minha mãe e o Taz cim ela por que sei que eles são mais tranquilos com isso que eu. E tenho que sair de perto, senão fico podando-os.

Não queria me sentir assim, mas pra onde olho, vejo tomada aberta, parede mofada, sofa rasgado e com quina exposta... aff

Bom esse feriado promete, afinal, teremos o dia 10, do mes 10, do ano 2010 !! Tem que ser bom! Torçam por mim, que meus panos deem certo e eu possa mudar minha vida pra melhor!

Ah, e as ganhadoras, estarei enviando seus premios na quarta, apos o feriado. Obrigada pela paciencia e compreensão.

Um bom feriado pra todos!

6 comentários:

  1. Tapa as tomadas com fita crepe.
    No mais relaxa um pouco.
    Ponha na cabeça que cair, se machucar faz parte.
    "Cair para aprender se levantar"
    Claro que sempre tem que ficar de olho. Balde cheio de água no chão, objetos muitos pequenos, cortantes, escadas, etc.
    Mas deixa ela andar, explorar. Só fica por perto.
    Separa porta do armario por exemplo só com coisas que podem. Potes de plastico, latas, tampas de panelas, etc e deixa ela futucar a vontade.
    Ficar muito presa não é bom.
    Não só por ficar obesa mas para o desenvolvimento dela.
    Boa viagem querida!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Que mãe dedicada vc é, só falta relaxar um pouquinho ;o) deixa ela fazer as descobertas do mundinho dela, tudo é positivo prá ela. Eu tbm estou me readaptando, Mariana com 19 dias e cólicas de enlouquecer qualquer um... Rotina? Ainda não sei o que é isso, mas devagar agente vai se organizando né? Linkei vc no meu blogroll. Beijos e boa viagem!

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei o seu blog, estou aqui para saber da sua experiencia como bipolar quando estava grávida da Rebeca, vc tomou medicaçoes? Estou grávida de 6 meses da minha Isadora, e sou bipolar tbm, estou sem tomar nenhuma medicaçao desde quando descobri que estava grávida, com tres semanas de gestaçao mais especificamente, mas de um tempo pra cá, tenho estado desanimada, angustiada e triste, estive no meu psiquiatra semana passada por orientação da minha psicóloga que me notou mais deprimida, ele irá tentar meu afastamento do trabalho, pois simplesmente não estou conseguindo ir (sinto-me irritada, sem concetração, tenho tido muita hipotensão, o que prejudica inda mais, pois trabalho com visitas domiciliares e sentindo muitas dores pelo corpo), ele me receitou Neuleptil e Rivotril (em casos de ansiedade ou insônia), ainda não iniciei o uso dos medicamentos, pois continuei achando que conseguiria ir até o final da gravidez sem tomar medicação, mas desde ontem estou decidida a tomar, pois não quero ficar pior, mas estou na dúvida se apenas um antipsicótico irá me ajudar, eu havia dito a meu médico que ficava bem sem ir trabalhar, que o trabalho era o que estava me trazendo maior sofrimento, mas de repente me vi assim, mesmo com o laudo de afastamento nas mãos, tenho perícia essa semana, estou super deprimida e preocupada! Gostaria muito de saber da sua experiencia! tudo de bom! bjos

    ResponderExcluir
  4. Para Bruna: moça quero poder responder pra vc e entrar em contato, mas seu perfil não esta disponivel.
    Quero dizer que eu entendo que você se sinta culpada por ter que tomar algum remedio. Talvez voce fique rapidamente melhor e o medico suspenda de novo.
    Mas quero lembrar uma coisa: a culpa por tomar a medicação faz parte dos nossos sintomas. Conforme voce se sentir melhor, e logo logo ter seu bebe nos braços, saudavel, bem, valem os sacrificios. Essa culpa faz parte desse quadro depressivo, que é normal da gravidez em si, mas e pior pra nos bipolares,pois não podemos correr o risco dele se agravar. Mas e normal se sentir mais triste, desanimada, e sem conseguir se concentrar em nada. eu estou sem trabalhar fora de casa desde que descobri a gravidez, e sem trabalhar completamente desde que completei 28 semanas. Não voltei. custei a retomar a medicação por causa dessas coisas, culpa, insegurança, depois que minha filha nasceu. Nessas horas, tente ignorar seu emocional, e ouça seu racional, que confiou num medico pra te dizer quando e que remedios vc deve tomar. Mesmo que você não faça certinho logo de primeira, e que demore a passar, insista. Nessas horas, use a cabeça, pra poder aproveitar as coisas lindas que seu coração tera todos os dias depois disso.
    Beijos, boa sorte...

    ResponderExcluir
  5. Se ela dorme bem a noite, não a acorde para comer dormindo, deixa ela pedir, sentir fome!
    Meu filho adorava polenguinho e até a professora dele reparou, afinal, nenhuma outra criança da idade dele gostava daquela coisa azeda! (rs*)
    Eu coloquei joelheira no garoto para poder engatinhar, porque ficava tudo muito vermelho, também protegia as quinas dos móveis e retirei tudo que pudesse escorregar. Nas tomadas existem tampões especiais, mas já é hora de dizer Não quando chegar perto do perigo.
    Vai ficar gorda! Evite farináceos e açúcares. Existem acúcares especiais para adoçar a comida do bebê - tem que ver qual, alguns soltam e outros prendem o intestino - eu intercalava.
    Boa viagem!! Beijus,

    ResponderExcluir
  6. Di, boa sorte com seus planos! Espero do fundo do coração que vc consiga realizar as mudanças q vc deseja!
    Dá uma geral na casa, como falaram aqui, daí vc fica mais tranquila com as tomadas tampadas e quinas protegidas. Deixa ela andar sim, pq ela realmente pode ficar acima do peso por ficar só no cercadinho. Mas acho q vc tb tem q fazer uma "geral psicológica"!!! Eu logo logo vou sair atrás destes "cobre quina" pq meu apto é bem peq então tem muita quina muito perto uma da outra (mesa, rack, balcão). E tb já vou comprar os protetores de tomada. Quer dizer, já não! Mas dentro de 3 meses!!! Ah! Uma dúvida: pq vc vai tirar a fruta das 17h? (Já tenho um livrinho com as suas receitas e dicas culinárias!!!). Bjinhos!

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P