De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Efeitos no sono

Essa noite foi muito dificil. Muito.

Coloquei Rebeca pra dormir no horario normal de quando ela vai a escola, 20h. Ja ai ela deu um certo trabalho, pois estava muito muito agitada. Fiquei cantando pra ela, ajudando-aa se acalmar, e ela eventualmente dormiu, pouco mais de 20h30.

Quando era umas 21h30 ela despertou, chorando.E ainda muito agitada. Consegui acalma-la. Ela começou a pedir agua - que e uma das coisas que ela tem feito quando não quer dormir - e eu levei ela nacozinha e dei. Mas ela não se acalmou de verdade. Parou de chorar, sim, mas não conseguiu mais dormir.

Fiz um esforço e ela dormiu novamente, mas em menos de 1h depois ela acotdou de novo, de um sonho agitado, pedindo ajuda. "ajuda mamãe, ajuda" ela acordou falando.

A partir dai travamos uma batalha. Ela estava muito inquieta e não conseguia pegar no sono de novo. Tentei varias coisas: deixar ela na cama direto, comigo do lado, pra ela adormecer direto na cama, dormir no sofa na sala, colo. Esse ultimo ela não queria de jeito nenhum, visto que ela não queria voltar a dormir. Fez birra, chorou. Eu a segurei no meu colo e tentei conversar com ela, explicar que estava cuidando dela, que ela estava cansada e precisava dormir. E ela chorava e se debatia e se jogava no chão.

Numa dessas eu a soltei e deixei ela se jogar no chão. Ela estava tão cansada que dormiu. Choramingando, mas dormiu ali mesmo. Eu esperei um pouco, me acalmei tambem, e a coloquei de volta no sofa - não no colo. E ela dormiu mais uns minutose voiltou a acordar.

Tentava pedir a ajuda do taz para ele ficar com ela, mas Rebeca so queria ficar comigo e eu não conseguia, apesar de exausta e com o efeito dos remedios gritando na minha cabeça, dar espaço pra ele me ajudar. Demos um xarope de passiflora pra ela pra ver se isso a ajudava a ter um sono mais profundo, ja que o sono dela estava muito leve e agitado.

Passava da meia noite quando Rebeca aceitou vir de novo pra sala comigo, tomar mais uma mamadeira (na verdade meia, ela parou no meio) e dormir no meu colo.

Depois disso esperei um pouco e a levei pro quarto. Ela dormiu mais 1h30 e acordou, por volta das 2h, chorando. Nessa eu ja estava no meu limite. Levantei e a acalmei, e quando ela voltou a dornir no meu colo, pedi pro Taz ficar com ela ate o sono ficar mais profundo e me deixar dormir.

Eles voltaram pro quarto mais de 3h da manhã. E Rebeca cordou, depois disso, perto do hoario normal, as 8h.


Não sei o que aconteceu. Espero que tenha sido um incidente isolado. Não sei.

Nos ultimos dias ela ja vinha com o sono agitado e tendo pesadelos novamente. Ja tinhamos decidido voltar a dar o passifora aela ate que o sono dela se regularizasse de novo. Estoucreditando essas crises aos dias que ela ficou doente e ao trauma que esses dias devem ter sido na vida dela - dor, mal estar, remedios sendo forçados bocaa dentro, muitas coisas ruins somadas num unico momento. medo e insegurança. Tudo isso não ia simplesmente passar sem deixar rastros. E eu acredito que a sequela seja o sono dla ter piorado de novo.

Acredito que tudo tem a ver com ela se sentir bem e segura novamente. Saber que tudo esta bem e que o sono dela não sera interrompido por remedios e outras coisas desagradaveis. Saber que o momento ruim passou. Que nossa vida voltou ao normal.

Disse no ultimo post que acredito que pra isso acontecer temos que reaver nossa rotina - escolinha incluids nela e tudo. Estamos tentando. Esta bem dificil, mas deve ser como tudo nessa vida de maternagem - parece uma eternidade enquanto estamos no processo de mudança, mas na verdade em poucos dias, semanas no maximo, tudo se acerta.

To contando com isso.

3 comentários:

  1. Di, pensei nisso hoje de manhã e esqueci de dizer: talvez realmente seja a questão de que ela está precisando de mais exercício. Hoje, quando ela me viu, saiu correndo de um lado pro outro. Correr produz endorfina, que depois do momento de agitação, ajuda o sono a ficar mais tranquilo. Acho que uma boa seria você fazer um pouco de exercício com ela de manhã - ia ser bom pra vcs duas. ;)

    ResponderExcluir
  2. Dificil né?
    Se tem uma coisa que não conhecemos depois que viramos mãe é a constancia.
    A gente até tenta mas rotina é uma coisa que vai embora rapidinho...
    Tenta manter um clima calmo a noite. Durante o dia passeia com ela, passe momentos agradáveis e brinque bastante.
    Criança tb passa por estress e reflete diretamente no sono.
    Tá muito frio aí noite? Se não tiver tenta um banho morno prolongado na banheira, jogando agua nas costas, luz bem fraca. Pode ajudar relaxar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Mariana tb demorou para se ajustar a uma rotina de sono... antes tinha um ritual para dormir.. mas desde q começou a andar, minha mãe passeia muito com ela (ela anda o dia todo e o quintal é grande e a rua sem saída) por isso chega 20h30 ela mama e capota de cansada q está!
    Bjs

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P