De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Rebeca, 1 ano!

Não passei nos bloguinhos de ninguém, e a promoção esta em processo de analise e divulgarei o resultado na quarta feira, dia 06.

Assim dito, quero apenas compartilhar como esta a moça nessa sua etapa de crescimento.

com 1 ano de idade, algumas marcas de personalidade ja são bem nitidas.

Rebeca gosta de fazer as coisas sozinha, e não tem muita paciencia. Tambem não é de ficar tentando fazer coisas que ainda não se sente preparada. Foi assim com o engatinhar e esta sendo assim com o andar. Esta quase andando, mas não se sente segura de tentar fazer isso sem apoio.

A politica aqui parece ser a do "não force". Quando respeito o ritmo dela pra fazer as coisas, tudo flui perfeitamente bem.

Isso tem se mostrado na mudança de rotina dela. E, mudou de novo.

Notei que nas ultimas semanas o sono dela de madrugada estava muito ruim, e ela vinha fazendo muito escandalo no cochilo das 11h e das 15h30. No dia da festa, sabado, ela não tirou o cochilo das 11h (admito que tentei, mas estava sendo tão estressante que desisti, e deixei passar, afinal ja estava preocupada com o aniversario, convidados, ela estava muito agitada, não valia a pena insistir). Quando deu 16h ela queria dormir desesperadamente.

Dito e feito, trouxe ela para a sala, como sempre faço pra ela dormir, dei a mamadeira e pluft, capotou. Dormiu cerca de 1h30 e acordou. dormiu no horario normal, sem manha, sem choro. E dormiu a noite todinha, sem mamada dos sonhos nem nada.

Pronto, solucionado estava o problema. Domingo fiz a mesma coisa. Deixei ela acordada até as 15h. dei a mamadeira as 11h, mas sem ela dormir. E então, quando dei a mamadeira as 15h, dormiu feliz da vida. Dormiu 1h30, acordu, e dormiu mais uma vez no horario normal, sem dificuldade nenhuma.

Hoje tentei coloca-la pra dormir mais cedo, pois tinha consulta com minha GO e iria leva-la comigo. Ideia ruim, foi um escanda-lo, não dormiu, dormiu no carro na ida e na volta, e eu encuquei que ela dormiu mal e coloquei ela pra dormir de novo as 17h30. Ela fez um escandalozinho, menor, e dormiu. Mas ai mbarcou e foi acordar as 19h por que eu a acordei. O.o

Ou seja, bagundei a menina coitada. Mas agora ja sei, em dias normais, qual o horario dela. 1 cochilo por dia, longo. E uma noite de sono tranquila e bem dormida de 11h de duração.

Não levei ela no pediatra ainda. Na verdade nossa consulta é apenas no fim do mes, mas vou ver se consigo adiantar pra um dia dessa semana (talvez sabado se o pediatra dela atender). Mas, nos demos uma pesada nela e uma medida, que ate hoje bate com a que ela faz no pediatra e Rebeca esta com 80cm e 11,5kg!!

Se isso estiver certo, ela manteve a curva alta, na qual ela ja estava. Se não, ela engordou um pouco demais, mas nada que aprender a andar e não tomar mais a mamada dos sonhos, e essa das 11h, que ela não tem mais necessidade, ja não façam a diferença.

Tenho procurado saber sobre essa questão do leite. Quantos copos de leite ela teria que tomar ao longo desse 1 ano de vida? Parece que são 3 copos de 200ml, isso confere? Tem sido o que ela pede: 1 mamadeira pela manhã, toma dormindo, mas toma inteira e feliz, a das 15h e a da hora de dormir.

com isso a rotina dela, aliemntar, fica assim:

6h a 7h - mamadeira de 220 ml - ninho 1+
9h30 - cafe da manhã, que costuma ser um mingau, ou um yogurte com fruta, ou uma fruta apenas ou com leite. Ach que vou passar esse cafe para as 10h...
12h30 ou 13h - almoço + sobremesa de fruta - ela não costuma comer toda a sobremesa, mas depende muito do dia. Ela gosta muito de comer as coisas com a mãos, ou de tomar o suco de laranka ao invez de comer uma sobremesa nessa hora.
15h30 - mamadeira 220 ml
17h - lanche
19h30 - jantar + fruta
20h45 - mamadeira 220ml
21h - dorme como um anjinho :) ate as 8h30 da manhã, ja que toma a mamadeira entre 6h e 7h

Para saberem mais sobre desenvolvimento, vou colcocar aqui o texto do guia do Bebe:

O que um bebê de um ano consegue fazer?

Entre um e dois anos de idade o bebê vai desenvolver especialmente o seu aprendizado. Nesse período de vida, as mudanças físicas não são tão evidentes quanto as intelectuais e as comportamentais. É hora de o bebê aprender.

Ao completar um aninho, ele está pronto para aprender a andar, explorar, conhecer, experimentar tudo o que está a sua volta: pessoas, objetos, lugares.

Aprender a coordenar a musculatura do corpo para andar é sua principal tarefa. Quer andar o dia inteiro e nunca cansa. No início, anda com os braços para cima para buscar equilíbrio, e com o tempo, vai baixando.

Sua linguagem está se aperfeiçoando. Em geral, com 1 ano completo a criança fala em média 6 palavras e consegue imitar alguns sons que os pais ensinam, como o au-au do cachorro. Com o tempo, aprende a apontar as partes do corpo quando os pais falam o nome e identificam objetos em livros infantis.

Ele já tem capacidade para fazer muitas coisas: coopera enquanto o vestem, segura um copo, tenta usar a colher. Por volta dos 15 meses começam a imitar o adulto em algumas tarefas do dia a dia. Faz coisas para mostrar que já é grande como tentar pentear o cabelo com uma escova, falar no telefone celular de brinquedo, varrer o chão com uma vassourinha.

Um dos seus passatempos prediletos é jogar objetos no chão de propósito. Se a mãe pega e devolve para ele, o bebê repete a mesma coisa milhares de vezes, achando que é uma brincadeira.

É comum a criança pegar o brinquedo dos amiguinhos, mas não querer emprestar os seus. Outra característica interessante dessa fase do bebê é que eles adoram se exibir e, para isso, imitam gestos e atitudes que provocam risadas.

Nessa fase, o gênio da criança está mais evidente e eles podem ter acessos de raiva, bater a cabeça, se jogar no chão, dar chutes. Esse comportamento deve ser repreendido pelos pais e analisado, pois sempre há um motivo para os acessos de raiva.

(Tirando falar 6 palavras e andar, ela faz todas essas coisas. Incluam ai crises de raiva e manha em que tenta se jogar no chão e eu não to sabendo bem o que fazer)


Bom, vou dormir que tenho que aproveitar as 11h de sono dela ;)

Beijinhos


5 comentários:

  1. Essa fase que vc vai experimentar agora é a que mais "conheço", é deliciosaaaa... Aiii... só de pensar me da saudades do grupo um, dos bebês pequenos, do aprender a falar, do aprender a andar, daqui há alguns meses ela vai andar tão bem que vc vai se perguntar se realmente um dia ela engatinhou e ela vai se tornar também uma autentica falante da lingua portuguesa \o/ É lindo demais, uma vez quase chorei quando uma das "minhas" crianças disse: "Quero tu titia Jacilene!", com todas as letras... fiquei emocionada de verdade... aiiiiii³

    Aproveite tudooooo nos minimos detalhes, pq a Rebeca é rapida demais no quesito desenvolvimento!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Di,
    essa fase é mesmo deliciosa.
    Em relação a quantidade de leite eu não sei informar. Aqui em casa bebemos bastante leite e eu acho que é um conjunto de coisas. As vezes a criança não bebe leite diretamente mas toma iogurte, sorvet, bolo, coisas que levam leite. Acho que a melhor pessoa para dizer é a pediatra.
    Tem mesmo que aproveitar as horas de sono dela.
    Eu estou de dedos cruzados esperando esse sorteio.

    Tem sorteio da mochila da danoninho lá no meu blog. Quando puder dê um pulinho por lá.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Essa coisa de rotina do sono dá um trabalho danado né?
    Confesso que disso não tenho saudades. Rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Di depois melhora, o sono deles conforme ficam maiorzinhos resolve total, um dia vc acorda e ve que eles não acordam mais a noite, se te anima! rs rs
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Primeiro gostaria de dizer que to meio sumida mesmo, pois to fazendo mil coisas ao mesmo tempo.
    E parabens para sua filhota linda que já tem 1 aninho de vida.
    Quanto ao sono, faço das palavras da Fe as minhas, com certeza.
    Bjs querida sempre que puder eu volto tá?!

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P