De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Homenagem aos avos!

Hoje e dia dos avos. Parabens!

E desde que fiquei sabendo sobre a data fiquei na duvida se falava de minhas avos ou dos avos da Rebeca.

Nenhum dos meus avos esta vivo. Meus dois avôs morreram antes de eu nascer, cada um com sua historia tragica. Morreram cedo.

Minha avo por parte de mae morreu 2 meses antes do nascimento da minha irma mais velha, o que deve ter tido um baque grande na minha mae, inclusive na avo que ela è hoje. No lugar de uma avo, tive uma tia-vo muito presente, tia de minha mae. Minha vo Betty era uma fumante inveterada, mas uma pessoa muito boa e calma. Fazia um mousse de chocolate inigualavel apesar de sofrer de diabete. Morreu de enfizema quando eu tinha 12 anos. Foi minha primeira grande perda...

Do lado de meu pai tive minha avo Angelina.Baixinha, gordinha e com o coraçao enorme como toda boa nona italiana! Quem ve as fotos dela jovem e as minhas nao tem duvidas da semelhança, esta la, em cada traço do rosto, no genio que ela tinha, no gosto por esmaltes vermelhos e unhas longas. E ela morreu aos 86 anos, 8 anos atras, um grande baque na minha vida, depois de lutar por anos contra um cancer do qual ela fingia nao saber - era tabu. Foi depois disso que tive a minha pior crise e recebi meu diagnostico definitivo.

Lembro que ela me chamava de "nega" e eu nunca entendi bem, mas adorava. Ela cozinhava como ninguem e sua receita de arroz ao forno segue na familia feita hoje pelo meu pai. E apesar do dele ser delicioso, nunca sera a mesma coisa. Lembro de dormir no colo dela enquanto viamos televisao. Lembro dela tremer muito devido ao Parkinson, e ainda sim fazer as unhas sozinha ate onde pode. Lembro que ela odiava ser diabetica pois amava comer doces e isso levou minha tia a desenvolver varias receitas diet pra agradar a mae.

E meus pais sao resultado dessas pessoas, e sao avos sem duvida baseados no que seus pais foram, ou deixaram de ser. E sao otimos!

Moramos com eles e apesar de as vezes nao estarem muito dispostos a ajudar ou ficar com a Beca pra eu dar uma saidinha, eles tem a disposiçao que muitas vezes me falta em brincar com ela. Sentam no chao, brincam de roda e sempre, sempre, fazem tudo que ela quer. Ok, nao quando eu estou do lado, mas ai eles chegam a sair de perto pra nao ter que negar algo a neta - unica ainda.

Ajudam muito e se esforçam pra nao deixar nada faltar, desde fraldas e comida, a saude dela e minha. As vezes ficam com ela pela manha pra eu dormir mais um pouco garantindo minha saude mental e bom humor e com isso uma melhor convivencia familiar. Levam ela pra passear vez ou outra e fazem o maximo pra respeitar minhas decisoes sobre como criar a Beca. As vezes as coisas sao do jeito deles, as vezes do meu, mas sempre com a melhor das intençoes.

Minha mae sofre muito por estarmos vivendo uma situaçao desfavoravel e varios problemas e ela nao poder dar pra Rebeca muito do que ela proporcionou pra mim e pra minha irma. Mas ela nao percbe que o essencial, o mais importante, ela da - o amor, o carinho, o tempo, a atençao, o cuidado e as brincadeiras.

Dos avos paternos da Rebeca, infelizmente posso falar pouco. Temos muito menos contato com eles do que eu gostaria e sei que menos do que eles gostariam tambem. Nos distanciamos por N motivos e espero que, com o tempo, essa distancia se desfaça e eles possam curtir a graça de ter a Rebeca como neta. Sua simplicidade, sua visao diferente de mundo, seu jeito mais tranquilo de fazer as coisas sao um tesouro que quero muito que a Rebeca tenha no seu aprendizado. Um aprendizado que eu mesma tive quando me uni ao filho deles...

Eu tive a chance de ter 2 avos a moda antiga - otimas, que me amaram e hoje ainda me inspiram, tendo me mostrado muito do que eu quero pra mim. E sou grata por poder ter na vida da Rebeca esses avos que lhe querem tao bem e lhe dao tanto amor e carinho.

Tive o melhor e sei que ela tambem esta tendo. E espero que isso dure, muito mesmo. Entao por esse post eu quero dizer OBRIGADO!

2 comentários:

  1. Olá!
    Cheguei até você através da Dani Matielo. Não sei se lembra, mas numa visita á Escola do Futuro, conheci sua pequena, eu, grávida da minha.
    Parabéns pelas conquistas e por todo amor que envolve esse crescer, das duas, como assim deve ser.
    bjos,
    Aline

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Cheguei até você através da Dani Matielo. Não sei se lembra, mas numa visita á Escola do Futuro, conheci sua pequena, eu, grávida da minha.
    Parabéns pelas conquistas e por todo amor que envolve esse crescer, das duas, como assim deve ser.
    bjos,
    Aline
    http://www.decaronanacegonha.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P