De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

1 ano e 9 meses

Hoje a Keca completou 1 ano e 9 meses de vida. Viva!

Recebo sempre os email do baby center, bebe.com.br, guia do bebe, etc spbre o desenvolvimento do bebe e tenho postado os textos aqui pra dividir com voces. Mas, esse mes farei diferente - vou falar um pouco mais sobre o que a Keca, ela mesma, individuo (por que afinal um ser com tantos querers e personalidade não pode ser considerado de outra forma) esta:

Rebeca anda muitissimo bem. Parece que fez isso a vida toda, mal da pra lembrar daquele bebezinho que nem engatinhava. Anda, corre, tenta pular mas ainda não tem coragem de tirar os pes do chão. Se pendura onde pode, sobe em todo lugar e vive, com isso ouvindo varios "não, Rebeca, ai não"

De tanto ouvir não ela tambem usa muito essa palavra:

"vamos tomar banho Rebeca?"

"num que, não, não"

"Vamos almoçar Rebeca"
"não não"

"Vamos pra escola?"
Não não

"Vamos subir e ver a vovó?"
ah, esse ela sempre quer, hehehehe

Tem quase todos os dentes da boca, com exceção dos caninos, que estão demorando a crfescer, apesar das pontinhas terem rasgado a meses.

Fala, muito, tudo. E depois que entrou na escolinha ainda mais! Canta as musiquinhas que conhece, pelo menos as partes finais de cada frase. Ja sabe a musica dos desenhos que gosta e os nomes dos personagens. Aprendeu musiquinhas novas na escola e as canta sempre, tivemos que aprender tambem. Verdade, nem tudo que ela fala a gente entende, mas a maior parte da pra entender. Ela não fala direitinho, mas sim as ultimas silabas das palavras, tipo boneca vira "neca" ou "eca" Mas "eca" tambem serve pra meleca de nariz tambem, hehehe Puxa muito o som x nas coisas, como "xapato" ou "xapiu" (chapeu) ou simplesmente "xai" e não fala o R

Ja tem bastante tempo ela se reconhece nas fotos e de uns 2 meses pra ca tem reconhecido outras pessoas tambem, mesmo sem ver seus rostos. No espelho se reconheceu com menos de 1 ano.

Quer fazer o maximo de coisas sozinha, e quando estou com paciencia costumo deixar ela tentar, mesmo que isso signifique muita sujeira pra limpar depois do almoço. O dificil e quando eu estou sem paciencia e ela teima em fazer sozinha. Faz manha, chora, faz bico e não quer comer.

Ah sim, faz bico e cruza os braços com cara de brava quando e contrariada. E se minha mãe esta perto, corre pro colo dela, fazendo manha sabendo que com ela ela vai conseguir o que quer.

Consegue tirar a fralda sozinha, assim como a roupa, mas não o faz. Se sente confortavel com a roupa/fralda e obedece se tenta tirar e eu digo não.

Depois que entrou na escolinha ganhou maior destreza para desenhar com giz de cera e agora para e fica varios minutos deitada no chão rabiscando o papel.

Brinca com seus bonecos, faz eles dormirem, comerem, darem beijinhos e dançarem um com o outro.

Imita muito o que a gente fala e faz.

Ja experimentou de tudo e agora ja gosta mais de doces e besteiras como bolachas, danoninho, etc. Eu dou, não vejo muito problema mais com isso. Mas dou pouco e não dou sempre. Tento concentrar essas coisas, em casa, no fim de semana. Na escola ela come na hora do lanche um pouquinho das outras crianças, mas nada que seja ruim, afinal, açucar e bom sim, mas não em excesso.

Nunca dei refrigerante e não deixo darem. Ela não pede.

Antes minha bebe comia de tudo, agora esta ficando mais seletiva e eu tendo que ser mais criativa. Tem algumas comidas que ela ama, como macarrão a bolonhesa, ou arroz frito com ovo na manteiga. Alias, ela adora manteiga. Mas não quer mais comer couve e coisas com folhinhas semelhantes. Eu ofereço, mas não insisto, ela ainda come uma quantidade boa de outros alimentos, verduras e legumes, pra eu achar que tenho que ter dor de cabeça com um alimento que ela não esta muito interessada. Farei, faço, como sempre fiz, ofereço, ela nega, eu continuo oferecendo, e um dia ela vai perder essa barreira e vai voltar a comer ou no minimo exprimentar de novo pra decidir se de fato não gosta. Alem de couve e outras folhinhas, como escarola, ela não e fã de carne desfiada. Mesmo a moida ela faz uma onda pra comer. Ela gosta ou de comer com a mão, ai em pedaços grandes, como num churrasco, ou se for bem macio, tipo frango, posso dar em pedaços pequenos mas separadamente do resto da comida, não misturado junto, por exemplo.



Agora voltando um pouco ao assunto escola...

Ela tem mostrado um desenvolvimento mais acelerado sim depois que começou a conviver com outras pessoas. Tambem tem me requisitado mais e querido ficar grudada comigo quando esta em casa.

Hoje foi o ultimo dia de aula dela no semestre, agora esta de ferias. Eu ia mantela na escola nas ferias, mas hoje fomos conversar la e o preço que querem cobrar a mais, como taxa, e muito grande e eu não vou pode r pagar. Então, Rebeca so volta pra escolaem agosto. O que e uma pena pois, muito possivelemente, terei que fazer toda a adaptação dela de novo... Mas a vida e assim, né?

Agora vou sair, descansar, que hoje to tetando fazer a bebe dormir de volta no quarto dela! Vai ser uma longa noite!

3 comentários:

  1. Parabéns para a Beca! Coisa boa esses posts com o desenvolvimento dos pequenos, a gente se sente como se estivesse vendo ao vivo e a cores tudinho o que passa por aí.
    Que ruim ter que parar a adaptação justo agora, né?
    beijos

    ResponderExcluir
  2. parabens p Rebeca q ja esta uma mocinha!!!!!
    Amanha é o dia da Nina, mesma idade estas duas princesas.}
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Di,
    parabéns pelo 1 ano e 9 meses da Rebeca.
    Ô fase gostosa!!
    Mesmo nessa fase do não. Tudo é bom demais.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P