De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

E a semana... problemas de sono

Queridissimos, desculpem minha ausencia nesses ultimos dias, mas é que a semana tem sido dificil.

Ja falei algumas vezes que uma das minhas grandes dificuldades aqui em casa com a Rebeca tem a ver com o sono. e essa semana tem sido assim.

Depois da festa do Dimi, filho da Mari, Rebeca ficou com uma gripezinha e ficou muito manhosa, não querendo dormir sozinha no quarto. E, pra ela, ficar com a gente significa dormir na sala - isso por que eu acostumei ela a adormecer na sala e nunca coloquei ela pra dormir comigo (com 1 exceção numa viagem tragica). Desde então ela tem pedido e chorado pra dormir na sala, no sofá. Mesmo estando melhor da gripe, apenas com um nariz escorrendo insistentemente (que eu ja acho que é rinite, vou tentar leva-la no pediatra semana que vem). Passou dias nessa briga de coloca no quarto, volta pra sala, e no fim dormia na sala, com papai dormindo com ela, no chão da sala, coitado! E ela no sofá... (ele não cabe no sofa com ela e eu não tenho segurança pra conseguir dormir com ela pois o remedio me deixa num sono muito profundo).

Pra ajudar eu tive um problema com a receita do meu remedio e uma confusão com uma pessoa que ia tentar conseguir o mesmo pra mim e fiquei entre sabado e terça feira sem medicação. O resultado disso foi uma insonia brava, que me deixou sem paciencia com tudo, inclusive com a Rebeca e pediu que eu ficasse esses dias mais fechada no meu mundinho, me recuperando.

Agora, esta tudo bem.

Pra fazer a Rebeca voltar a dormir no quarto dela, ontem, radicalizei. Ela acordou tarde, as 9h. netão não quis de jeito nenhum dar a cochilada rotineira das 11h. Falei com o Taz e determinei que ela, então, não iria cochilar a tarde tambem. Se não iria seguir a rotina, dormiria então só a noite, como se tivesse seguido. E foi o que fiz. Ela ficou acabada, exausta, e na hora de dormir, alem de tudo, dei o passiflora pra ela. mas funcionou. Ela tomou banho, e dormiu tomando a mamadeira sentada no meu colo. Dormiu profundamente o suficiente pra, na minha segunda tentativa, ficar na cama e so acordar de verdade de manhã, no horario habitual. E hoje ja voltei a rotina dela. deu trabalho, mas agora esta na cama dormindo e la deve permanecer ate amanhã de manhã. Sim, tambem dei o passiflora hoje, e devo continuar dando pois ajuda ela a ter um sono mais tranquilo e não se agitar quando desperta e se ve sozinha no berço, voltando a dormir.

Eu ja voltei a tomar a medicação, ja regulei meu sono e ja estou bem, com minha paciencia de volta.

Com essa confusão conversei muito com o Taz e chegamos a conclusão que realmente esta na hora de acostuma-la a dormir direto no bercinho dela. Vamos fazer uma mudança na rotina dela, mudar um pouco o quarto, conversar com ela por alguns dias, definir uma data e fazer a mudança. Possivelmente sera ele quem passara a coloca-la pra dormir, pois comigo ela esta acostumada com o colo mas com ele não, ela dorme do lado dele, não no colo. Então vamos montar uma rotina nova pra ela na hora de dormir de forma que ela aprenda a dormir sozinha.

Eu quero fazer essa mudança na rotina dela antes de ela entrar na escola. Acho importante e li em varios lugares que não e bom fazer muitas mudanças ao mesmo tempo na vida da criança, que é melhor ela se adaptar a uma coisa nova de cada vez. E como eu vou ter que esperar ate julho, provavelmente agosto, pra coloca-la na escolinha por questões financeiras, então quero aproveitar esse tempo pra ela se adaptar bem e fazer uma transição tranquila pra caminha dela.

Espero, com isso, que ela durma melhor, tenha um sono mais tranquilo, se sinta mais segura e confiante, e eu possa parar de dar o passiflora pra ela. E que eu possa ter meu marido de volta na cama, que dormir sozinha no inverno ninguem merece! hehehe Melhor qualidade de vida a todos!

Mas com isso tudo acontecendo e com essa batalha pelo sono ainda em curso, esta dificil escrever aqui. Assim que as coisas se estabilizarem volto com mais frequencia. Voces me esperam né?

4 comentários:

  1. oi di, sobre a alimentação, eu acho incrível mas duda não se interessa por NA-DA que vê a gente comendo, juro, eu procuro até comer na frente dela, oferecer todo e qualquer tipo de coisa, mas ela dificilmente aceita ou se interessa.
    sobre sono, eu tbm pretendo colocar duda no quarto, mas essa questão de fazer dormir, eu gosto, eu nino ela, acho que por enquanto continuará assim, farei ela dormir no colo e a colocarei na cama...como sempre foi!
    eu espero viu, ficaremos com saudades..
    boa sorte!
    bjão

    ResponderExcluir
  2. nossa deve ser pesado mesmo.
    Mas tenha calma ja ja td se ajeita.
    Agradeço muito por Ninoca dormir bem, de dia e a noite, pq olha senao eu pirava. Bjs e força na peruca

    ResponderExcluir
  3. Nossa Di, insônia já é o Ó e deixa agente sem paciência mesmo, eu sei porque sofro com isso, mas até qu ultimamente o mocinho só tem dado trabalho acordado mesmo...rs
    e realmente é bom fazer uma adaptação de cada vez, e o bom é ela já estar acostumada a dormir no bercinho antes da escola, pra não complicar tudo...força na peruca ai, tomara que logo você consiga...e claro que agente te espera...rs
    bjos

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P