De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Segunda, ou segundo primeiro dia?

Nosso fim de semana foi medio. Teve momentos bons mas foi um fim de semana dificil, em especial pra mim.

Rebeca estava mesmo com uma crise de rinite, então dei inicio ao tratamento que tem sido padrão nesses casos. Inalação, rinosoro e antialergico. Ja esta bem melhor.

Mas o que tornou tudo dificil foi essa mudança na rotina. Na escolinha eles disseram que a Beca ia sentir e que hoje, segunda, ia sr como um novo começo, que poderia ser ainda mais dificil pra ela e tudo mais. foi verdade. Mas o que eu esqueci de considerar é como essa mudança na rotina ia ME afetar...

E no sabado, me dando o direito de dormir ate mais tarde, baguncei minha cabeça. Acordei preocupada com o horario pois queria colocar a Beca pra dormir no horario da semana, de manhã antes do almoço. Me perdi. Ate consegui fazer isso, mas... Minha cabeça ficou uma bagunça e eu acabei num mar de mau humor que nem eu mesma estava aguentando. Pra ajudar, marido estava trabalhando então nem tinha como ajudar.

Depois que ele voltou do trabalho, conversamos, e depois de eu desabafar muito, falei que estava querendo sair, eu, sozinha, pra espairecer. Ele concordou e disse que ficaria com a Beca numa boa. No fim, me levou ao cinema e foi, ele, encontrar uns amigos com a Beca a tira colo. depois me buscou e voltamos pra casa pra la de 20h30 da noite.

MAs nem isso melhorou meu humor e no domingo eu continuava com esse humor acido, agressivo. Tive que me segurar muito e admito que não sei se fui bem sucedida. Rebeca não dormiu direito, na hora do cochilo dela, uns 40 minutos depois que ela havia adormecido decidi fazer a inalação com ela dormindo mas deu tudo errado e ela acordou com o barulho e não quis dormir mais. Tentei faze-la dormir depois do almoço, tambem sem sucesso. Evidentemente, o meu humor me impedia de ter a calma e paciencia necessarias pra transmitir isso a ela... Dormiu no horario normal, a noite, ai eu ja estav um pouco mais tranquila, foi mais facil.


E hoje, bom, hoje... Mais uma vez a mocinha não quis dormir na hora da soneca. Seu ultimo trunfo pra vencer a mim e ao sono, uma hora depois de eu ter começado a fazer ela adormecer e ela brigando, foi fazer coco. É... E com isso ela me venceu, pois ja estava muito tarde pra troca-la e reiniciar todo um processo e ela ainda acordar a tempo de almoçar e ir pra escolinha.. Estou repensando esse horario de almoço e soneca dela, mas falo depois melhor se eu de fato mudar alguma coisa...

Depois do almoço ela foi pra escolinha, ja sem a mesma animação de antes, mas ainda tranquila. Chegamos la e ela não quis sair do meu colo de jeito nenhum. Então, entrei com ela. E fiquei com ela, pacientemente, ate o fim da hora do lanche. Ela demorou batsnate pra se soltar, ir pro chão e brincar com as outras crianças. A professora a qual ela tem se apegado teve um problema e chegou atrasada o que dificultou um pouco as coisas mas deu a oportunidade das outras "tias" da sala se aproximarem dela, o que foi bom.

Bem lentamente Rebeca foi se soltando. Primeiro aceitou voltar pro chão, mas ainda grudada em mim. E eu indo e acompanhando as atividades. Foram pra quadra brincar e la fui eu junto, mão dada e filha olhando por cima do ombro pra garantir minha presença. Teve uma hora nessa tragetoria que me perdeu de vista e chorou, so de pensar que eu tinha saido. Me cortou o coração e me fez pensar ums 10 vezes que deveria pega-la no colo, sair de la, e jurar que nunca mais iriamos nos separar. No fim, conclui que isso não ia ajudar nenhuma de nos duas e apenas mostrei a ela que ainda estava la, que ela podia ficar tranquila que não sairia sem falar nada, que ela podia ficar tranquila e brincar.

E ela foi se soltando, brincou e correu muito, mas sempre voltando pra perto de mim. As outras crianças, muito curiosas com a minha presença, vieram todas pedir minha atenção, falar comigo, fazer gracinhas. E Rebeca ficou super enciumada, empurrava quem chegava muito perto e falava "xai!". comportamento que ela nunca tinha tido antes.

Na hora do lanche a professora chegou e se aproximou mais dela. Fiquei junto ainda, sentei em uma das cadeirinhas e fiquei ao lado dela, deixando ela mais a vontade. Comeu que se esbaldou! Fez bagunça e meleca com o final da comida. E quando eu vi que não tinha como ela estar mais a vontade e segura, chamei a professora e disse "Professora, voce pode levar a Rebeca pra lavar as mãos enquanto eu vou dar uma saida e tomar um café?" e disse pra Rebeca "filha, vai ali com a tia lavar a mão que a mamaãe vai tomar um cafe e depois mais tarde a gente se ve". E levantei e sai.

Ela fez um muchocho mas eu nem tinha chegado na porta quando ela parou de chorar. A professora conseguiu distrai-la e a partir dai ela participou mais facilmente das atividades, brincou e ficu bem, sem mais choro. E na hora de ir embora não queria ir, queria ficar e brincar mais.

É bem dificil lidar com esse choro dela, esse pedido que ela faz pra eu ficar por perto. MAs percebo que quando a deixo sozinha e saio da cena ela fica mais a vontade, mais independente, e se diverte muito. Tanto que sai sorrindo, dando tchau e as vezes nem querendo ir embora. Tenho certeza que não e um movimento facil, mas acho que ela esta aproveitando muito a experiencia e que é quase necessaria pra evitar um excesso de mimo que ela tem aqui em casa. Ela precisava desse espaço pra crescer, aprender a se ver como individuo, a interagir com outras pessoas e crianças que não irão fazer todas as vontades dela sem que ela precise pedir.

Tem sido dificil, e essa mudança que tem tido no meu humor esta me assustando um pouco. MAs vamos ver onde isso vai dar.

Essa semana tem feriado, quinta e sexta. Disseram na escola que por isso vai ser quase que recomeçar tudo na proxima semana. E eu não quero deixar de dar esse suporte pra ela enquanto ela precisar de mim, mas ao mesmo tempo sei que não posso protelar demais o inicio do trabalho...

Minha cabeça esta de um jeito que não para... E isso sempre me assusta. Mas, sobrevivemos mais um dia!

3 comentários:

  1. Di, você tem sido muitoooo corajosa com a Rebeca e a escola, muito mesmo,tem vencido esse desafio... Não sei se já comentei com aqui, mas vc tem muita coisa da minha mãe em relação ao cuidado com a Rebeca, de maneira que admiro muito seu esforço, eu só fui para a escola com 4 anos e minha mãe sofrendoooo e meu pai sofrendooo muitooo então, tudo para você é ganho \o/ Essa fase de adaptação vai passar logo, o primeiro ano é assim mesmo, vc está sendo super bem assistida, enfim... Parabéns pelas conquistas.

    ResponderExcluir
  2. não adianta mexer com o humor. estraga a paciência mesmo. te entendo. concordo com vc sobre a socialização, por isso acho que é melhor colocar o bebê na escolinha antes de 1 ano e meio, mas falar é fácil. vou sofrer muito quando for a vez dele. boa sorte pra vcs nos próximos dias.

    ResponderExcluir
  3. Di, é assim com todo mundo. Quem é mais sensível sofre mais, mas mãe é sempre sensível!! Meu filho não chora para ir para a escola, ele fica sério sem falar nada até eu ir embora e qdo saio começa a se soltar. Na saída está com a corda toda :-)

    Força!

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P