De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

sexta-feira, 16 de março de 2012

Mãe de menina

No ultimo post falei que ia falar da pequena certo? Pois falemos!

Sabem, eu nunca fui uma menina tipica. Acho que sempre fui um pouco nerd, meus gostos sempre estiveram mais ligados ao video game e aos filmes de aventura que as historias de princesas.

Quando me imaginava mãe de menina pensava em varias coisas, ficava imaginando como seria diferente de como eu fui. Apostava que por eu mesma não saber me cuidar como mulher, me enchendo de cremes e usando saias e vestidos, ou amando sapatos, eu teria uma filha assim - bem menininha!

E dito e feito! Rebeca é super mocinha. Delicada. Adora um sapato.Quer deixar ela feliz, de-lhe vestidos e sapatos de presente, e certo que ela vai gostar!

Nas festas de fim de ano ela me viu toda arrumada e quis me imitar. Não sossegou até estar toda bonita, vestida com o vestido novo, cabelo arrumado com creme e até uma correntinha no pescoço pra coroar.

Adora me ver de batom. Pede beijo, na ideia de que assim ela vai estar de batom também.

Gosta de brincar de boneca. Ama a Barbie que ganhou da minha amiga Mari. E adora uma boneca feia feia, mas que é o bebe dela que ela da banho, lava o cabelo e põe pra dormir.

Ontem mesmo pegou bichinho de pelucia, boneco, o que fosse, pra cantar parabéns mantendo o clima da festinha que teve na escola.

Não liga muito ainda pra jogos, como quebra cabeça.

Vejo um futuro cheio de barbies e inumeras roupinhas a serem trocadas...

Ah sim, também gosta de brincar de princesa. Assim, de faz de conta mesmo. Pega um lençol, diz que é seu manto e que ela é uma princesa. Com a vovó, pega os colares, põe na cabeça e tai, tem uma coroa e vira rainha.

E claro, não vamos esquecer sua decisão de ser a bruxa má no carnaval!

Adora livros. Seu favorito atualmente é o Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, que ganhou da tia a coleção do Itau do ultimo ano. Inclusive achamos um video de uma contadora de historias no Youtube contando a mesma e ela agora quer ver o video e ver as figuras no livro ao mesmo tempo.

Rebeca gosta de ver tv, mas não é aficcionada. Outra coisa que eu achava que ia acontecer que seria diferente de mim seria o gosto por brincadeiras fisicas, como correr, brincar de esconde esconde e todas essas coisas. Ativa.

Eu não era uma criança ativa. Acho inclusive que se eu descrevesse como eu era quando criança, pelo menos depois dos meus 6 anos de idade, para um psiquiatra ele diria, ou melhor, comprovaria, que ja na infancia minha bipolaridade estava presente.

Claro que eu gostava de brincar. se me colocassem na agua eu era uma criança feliz, não ia querer sair nem pra comer. Mas não ia muito alem disso. Em parte pelo fato de eu ser uma criança gordinha eu tinha vergonha de correr, por exemplo. Então evitava brincadeiras que exigissem isso. Brincava, ok, mas sabe quando você não se sente bem fazendo isso? Com o tempo fui parando...

Rebeca não. Ela é grande, sim. Alta, forte. Mas não esta gorda. E se der certo os meus esforços por ensinar a ela uma boa alimentação e uma boa relação com a comida, não será futuramente também.

E ela adora correr. É daquelas que quando esta feliz da gritinhos estridentes de doer o ouvido. Mas isso so mostra que ela esta feliz, se divertindo. E correndo. Correndo, brincando de bola, esconde esconde. Adora uma piscina, seja de bolinhas ou cehia dágua. Inclusive, descobrimos ser esse o mal que vinha afligindo a pequena nas ultimas semanas.

O calor.

Dias muito quentes por aqui nos faziam acreditar que a melhor coisas pra ela era brincar na piscina. Mas fomos descuidados e deixamos ela fazer isso em horários perigosos, muito quentes, entre 11h e 15h. E, na agua, brincando, ela não queria saber de sair pra nada, nem beber agua. Ai, amigos, não teve outra. Ficava com insolação mesmo. Chegava no fim da tarde com febrão de 38° ou mais, ficava assim por 2 dias até se recuperar e eu sem saber por que. No ultimo fim de semana, percebi. Era o sol, o calor.

Por que mãe, pai, avô e avó também se enganam, e muito. E na ansia de deixar a pequena fazer algo legal nos dias quentes, estavamos deixando ela era desidratar e ficar doente. Por sorte, nada que não conseguimos reverter e agora tomar mais cuidado!

Mas estava falando dessa delciia que é ser mãe de menina, certo? Me desviei um pouco...

Com essas diferenças entre o que eu sou hoje, como mulher mesmo, meio desleixada, sossegada até demais, estou tendo que aprender muitas coisas pra poder ensinar a agradar a minha princesinha.

Nucna na vida eu tinha usado um creme para pentear. E olha que, pra ela que tem os cabelos cacheados, é praticamente uma necessidade.

Vivo penteando os cabelos dela todos errados, coitada! Uma amiga minha que tem cabelos cacheados que me alertou - pra pentear o cabelo dela tem que umedecer antes, nada de pentear a seco pois desfaz os cachos e deixa o cabelo todo cheio.

Creme hidratante no rosto depois do banho? Sim, nos vemos por aqui, por iniciativa dela mesma, que vivia curiosa com os frascos no quarto dela. So tivemos que ensinar pra que serve e como usar. Dai, se ve o mesmo, ja pede pra passar.

Quando entendeu pra que servia a pulseirinha que veio com um ponei de brinquedo não quis tira-la por dias.

E o espelho e um grande amigo. Vai toda vaidosa se ver e fazer caras e bocas.

Estou aprendendo muito, essa e a grande verdade.

Acho que isso e uma das coisas mais legais de ter filhos, sabem? Temos a chance de viver ou reviver coisas tão legais, aprender ao vê-los descobrir coisas novas. Ver o mundo pelos olhos de uma criança!

Tem coisa mais gostosa que a infância?

Acho que ser pai e isso, a chance de viver a infância toda mais uma vez. E nos olhos de quem mais amamos!

Bom fim de semana pra vocês!

3 comentários:

  1. Que post mais lindo!!! Apesar de gostar mais de meninos que de meninas eu tenho um certo xodô pela Rebeca, me sinto como alguém que acompanha ela desde o princípio rsrs Mesmo que pelo seus olhos... Ela é muito desenrolada, tem personalidade própria no verdadeiro sentido da palavra!!! rsrs Vai ser uma moça lindíssima, vaidosa e confiante, pq só pessoas naturalmente confiantes gostam de espelhos!!!

    Ah, Di, parabéns pela sua mocinha \o/

    ResponderExcluir
  2. Nunca me imaginei mãe de menina, mais claro que não deve ser nada difícil ;)
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu queria muito um menino e quando descobri que não era, fiquei chocada, mas hoje, ah, que coisa... Acho que Deus faz tudo certo, porque acho tão delícia aquela vozinha doce dizendo Mamã e aquela orelinha com brinquinho em formato de meia lua e as roupinhas e acho que a nossa relação de mãe e filha vai se tornar cada dia tão mais mágica. Parabéns pra nós, nos descobrindo a cada dia através delas.
    Beijos.
    Aline

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P