De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

terça-feira, 27 de março de 2012

Noticias do desfralde

Quando eu queria ficar gravida eu imaginava um monte de coisas sobre como minha filha seria. A grande maioria das coisas que eu imaginei e desejei se mostraram reais quando a Beca nasceu. E tem continuado assim até agora.

Uma das coisas que eu ja imaginava que seria dificil com ela, lá quando ela estava completando 1 aninho, é que o desfralde seria algo bem mais complicado do que eu gostaria. Que eu teria, mesmo, que esperar ela decidir, sozinha, que não queria usar fralda e pronto.

Tem sido mais ou menos assim mesmo.

Quem sabe o que é terrible two deve ter se perguntado por que diabos nós temos que desfraldar nossos filhos exatamente nesse período. Pra mim não tem feito o menor sentido.

Imaginem a cena, uma menininha linda que nunca da trabalho pra nada, decidindo que, apesar de estar sem fraldas, não quer ir até o banheiro fazer xixi, por pura manha. Ser do contra mesmo, sabem como é?

Já aconteceu aqui, mais de uma vez.

Assim como o contrario também é verdadeiro, quando ela pede pra ir no banheiro mesmo estando de fralda.

Não temos uma regra ainda. E pra fazer o numero dois então, nenhuma das minhas chantagens e incentivos adiantou, é na fralda e acabou a discussão. Ja chegou a fazer no chão, sem querer, tadinha, mas no peniquinho nada. Parece que ela tem um certo medo.

Meu marido me lembrou inclusive das cenas do Olha quem esta Falando também, em que eles tentam convercer o menininho, nessa fase mesmo, a usar o peniquinho e o banheiro e ele fica imaginando que a privada é um monstro. Será que é assim que eles imaginam as coisas mesmo?

Na escola pedi pra retomarem o processo e deixarem ela só de calcinha, colocando a fralda apenas na hora de voltar pra casa mesmo. Acredito que eles tem seguido a instrução e tudo tem corrido bem.

Tem dias que a Beca acorda de manha com o pai e logo que ele vai troca-la ela mesma pede pra ficar sem a fralda. Mas essa ja é uma politica que temos: nós perguntamos pra ela. ela tem decidido. E isso é o que tem mais ajudado nas manhas.

No fim de semana e quando vai ficar sob os cuidados de outra pessoa acaba ficando de fralda.

A verdade é que ela ainda se sente muito a vontade com essa proteção. Não se incomoda, nem com a fralda, nem mesmo em ficar suja. Parece ter mais interesse em continuar brincando, sem precisar parar pra isso.

Quando ela pede pra ficar sem fralda, ai, a historia é outra. Ela pediu e quer continuar assim, então na hora de colocar a fralda pra dormir tem que ter conversa, explicar por que, esperar ela aceitar.

E a verdade é que eu achei mesmo que ia ser assim. Que ela ia estar bem próxima ou até com mais de 3 aninhos antes de ser considerada desfraldada mesmo. E que a fralda noturna deve ir bem longe também, até lá seus 4 anos e pouquinho.

Mas sabem de uma coisa? Não tenho pressa não. Acho mais importante ela passar por essa transição de forma saudável, se sentindo segura. Não acham?

3 comentários:

  1. Concordo plenamente. Não entendo essa pressa que todo mundo tem. Lá em casa também tentamos fazer a coisa o mais natural possível e não entendo como uma criança de 2 anos consegue ser desfraldada.

    ResponderExcluir
  2. Sem duvida que a bebe acima de tudo tem que sentir segura no desfralde...se ela pede ja e um avanço...
    Desfralde e sem duvida muito trabalhoso. bj

    ResponderExcluir
  3. Também concordo TOTALMENTE com você e com a Thais.
    Não sei porque essa pressa toda do povo (quer dizer, muitas amigas já me disseram que é pra economizar no dinheiro das fraldas. Né? Complicado!)

    O Vicente nem tem dois anos ainda e já me perguntam se tá desfraldado. Como assim???

    Você tá certíssima, quem decide é ela. Ela não vai querer usar fralda pra sempre, uma hora ou outra ela vai decidir que é o momento de larga-las.

    Por aqui nem penso no desfralde ainda. Só quando ele mostrar sinais e tá bem longe ainda.
    Acho que por aqui, também vamos aos 3 anos ou mais, tranquilamente!

    Beijão!

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P