De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

sábado, 24 de março de 2012

O retorno do dentista

Quinta, como contei, fomos ao dentista.

Rebeca foi inicialmente sem reclamar. Eu contei a ela que iriamos ao dentista e que lá eles iriam olhar na boquinha dela mas que não iria doer nada. Como era a primeira vez ela não deu muita bola, só concordou em ir como se fosse um passeio a pracinha. (o dó)

Assim que paramos ocarro em frente a clinica ela percebeu que não era bem um passeio. Muito menos um lugar legal como o shopping. E ficou com medo pedindo colo de mãe.

Entramos, fizemos aficha, ela no meu colo. Taz foi pra uma sala com uma das dentistas e eu e Rebeca fomos para a outra salacom a outra Dra. Não demorou nada e Rebeca ja chorava de medo. Aquele velho medo que ela tem de médicos, ali, a mostra, depois de ver as pessoas de jaleco.

Se agarrou em mim. Sentei na caeira da dentista e fomos, eu e a mocinha, na melhor das intenções, tentando acalmá-la. Apareceu uma bexiga que foi preenchida de arcom a ajuda dos instrumentos ali presentes. E nada.

No meio tempo a dentista ia falando comigo pra conhecer os habitos alimentares da pequena, quantas vezes escovamos os dentes, se passamos o fio dental, essas coisas.

Admiti, naconversa, minhas falhas. Falei que tinha dificuldade em escovar os dentes dela pois Rebeca não gosta muito do negocio e, mais que isso, tem reclamado de dor. Contei das manchas que ficaram em seus dentes que nãoconseguimos tirar a base de escovação e que eu venho tentando tirar eu mesma, com a unha. Por que só assim pra ela deixar mesmo.

Falei que as vezes esqueço de escovar. Que não sei se o pai, responsavel pela escovação pela manhã, se lembra de fazer isso todo dia ecomo ele faz isso. Sei que escovam a tarde, depois do lanche, na escola, mas não tenho como garantir a eficacia dessa.

Contei que Rebeca come de tudo, inclusive bala e pirulito e que adora um sorvete. Que toma mamadeira pra dormir mas não misturo nada no leite. Que ela toma suco com açucar e gosta especialmente daqueles de caixinha, de soja. Que come doces, mas não faz questão deles. Gosta e muito de chocolate mas que e uma coisa que dou muito raramente.

No fim, teve que dar uma olhada na boca da mocinha com ela chorando mesmo.

Dra disse que as gengivas estão vermelhas e inchadas e que isso e sinal de gengivite. Que ela tem reclamado de dor com razão, pois deve estar doendo mesmo.

Viu as tais manchas que falei e disse que vai ter que fazer a limpeza lá mesmo, que não estão mais num nivel que seja possivel tirar na escova.

E por fim, a conclusão é que ela precisa de uma limpeza e aplicação de flúor. Mas que, ainda bem, não tem nenhuma cárie. Ufa, menos mal!

Pediu que na próxima vez levemos a escova da Beca pra ela ver se é adequada e avaliar como e feita a escovação e ensinar a melhor forma. Insistiu que devemos passar o fio dental pelo menos 1 vez por dia. E no retorno também fara a limpeza e aplicará o flúor.

E deixou claro - mesmo que ela chore, e ela vai chorar pelo jeito - precisa fazer o tratamento agora.

Taz, que é quem cuida melhor dos próprios dentes por aqui, saiu de lá com um parabéns e uma suspeita de perder massa óssea, pois muitas obturações caíram e terão que ser refeitas. Mas nem limpeza de tártaro ele terá que fazer.

Eu, eu não me livrei tão fácil assim não. Estou com 2 cáries, 1 em cada um dos dentes do fundo superiores, evidenciando que a escova não esta alcançando os mesmos. Um deles, inclusive, deve virar um canal. Ela ficou impressionada por eu dizer que não sinto dor alguma, o que me faz acreditar que deve ser algo bem gritante. Também preciso fazer uma limpeza de tártaro.

Ou seja, quem precisa, mais urgentemente, melhorar os cuidados e achar uma escova mais adequada ao tamanho da boca sou eu. E a Beca precisa comer menos doces e quando comê-los não esquecer de jeito nenhum de escovar os dentes depois.

O negócio vai ser montar um novo esquema de escovação, pra mim e pra ela. Entrar uma no embalo da outra. E melhorar, evitando assim, problemas ainda mais graves no futuro!

Aff, e pra vocês como foi? Já parou pra pensar em como os seus (maus) hábitos se refletem na educação e saúde dos seus filhos? Eu to vendo...

3 comentários:

  1. Eu detesto dentista e estou muito, mas muito mais encrencada que você, já estou no meu segundo canal... Isso é o caótico!!! Mas vá cuidando dos dentinhos da Rebeca, que isso da trabalho mesmo, mas é bom!!!

    ResponderExcluir
  2. oi eu nap tenho blog mais resolvi comentar aki no seu blog.
    tenho um filho de 2 anos e 4 meses e tb percebi que ele esta com umas manchas escuras nos dentinhos da frente, que deu uma melhorada com a troca da pasta de dente.
    comentei com minha dentista sobre isso ai ela disse se ele toma alguma medicaçao que poderia ser devido a isso. ai ela falou que isso sai com uma limpeza, e nao recomenda levar ele agora por estar pequeno, pediu para eu esperar el fazer 3 anos afff
    fikei meia cismada ne.......... apezar del nao comer doces e tudo, fiko preucupada. pois quando era criança nao gostava de dentista, ai ja viu ne, hoje tive que fazer 3 canais, variasssss abturaçoes e infelismente uma retirada de um dente . e e claro que nao quero jamaisssssssssss isso para meu filho. pr favo r me responda, a mancha do dentinho da sua filha foi devido a o que? o que que a sua dentista falou? espero alguma resposta bjso aline

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline!

    A dentistadisse que provavelmente tem a ver com o açucar e uma escovação ineficiente mesmo. Na verdade eu não comentei com ela, mas a Beca ja tomou muito antibiotico e isso pode ser um agravante sim, bem lembrado. Ve seessas manchas nos dentinhos do seu filho saem se você passa a unha. Se sim, como nocaso da Beca, deve ser alimentar, ai vc tira na unha mesmo e depoi reforça escovando, pelo menos 3 vezes no dia. Se não sair, ai acho que pode ser mais o remedio mesmo. Mas ouça a denntista, escove sempre os dentinhos dele e quando puder faça a limpeza qu tudo deve ficar bem. E lembre que esses são os dentes de leite e eles devem todos cair e serem trocados depois dos 5 anos, então mesmo que manche agora, se tiver bns habitos, da pra evitar na proxima dentição!
    bjs

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P