De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Quando as coisas não saem como o esperado...

Falando de mim.

Falei aqui que estou tentando trocar de remedio. Estou tentando tomar litio, que é a medicação mais antiga, mais comum e uma das mais funcionais para controle dos sintomas da bipolaridade.

Por que bipolaridade é assim, como diabete ou hipertensão, uma doença com a qual voce tem que conviver, sem a cura, mas com o controle atraves da medicação e terapias adequadas.

E eu tomava olanzapina, que é o que me deixou estavel por muito tempo, tempo o suficiente pra eu poder engravidar, ficar sem a medicação durante a gestação e ainda sim, ficar entre o bem e o aceitavel, com esparsos momentos depressivos.

Agora, estou tentanto fazer essa troca pois o litio tem como vantagem uma coisa que agora tem sido uma preocupação muito grande pra mim: preço. A diferença é tão exorbitante que tenho vergonha de falar.

Seria possivel conseguir a olanzapina entrando com uma ação para conseguir que seja custeado pelo governo. Mas, demora, da trabalho e na verdade nem sei muito bem como fazer isso.

Então, resolvemos trocar para que eu não precisasse ficar presa e dependente de outras pessoas. Mas, com 1 condição simples e sensata: tem que funcionar.

E apesar de eu estar me sentindo bem, sem grandes flutuações de humor, isso esta ficando cada vez mais dificil por causa de um efeito colateral que eu não esperava. Fiquei com insonia.

Pouca gente sabe de verdade o que é ter insonia. Fica-se com aquela ideia de que insonia é simplesmente não dormir. Não é.

Eu estou aqui, 2h da manhã, exausta por ter acordado, como todos os dias, as 8h com a Rebeca e não ter dado nem um cochilo ao longo do dia. E sei que as 8h da manhã, não importa quão tarde eu va dormir, vou ter que levantar pois a baixinha não tem absolutamente nada a ver com isso.

Alem de estar muito cansada por hoje, quero dizer que isso vem acontecendo a cerca de 10 dias. Então são 8 dias que eu dormi muito mal. 8 dias por que nos ultimos 2 dias eu entrei em total desespero e apelei para um sedativo leve que eu tomava durante a gravidez quando isso tambem aconteceu.

E eu poderia tomar o remedio hoje de novo, e provavelmente o farei assim que terminar esse post. Mas tomar um remedio que vai me adormecer, mesmo que numa dose pequena, não muda que o remedio que eu estou tomado me deixa com insonia.

A sim, mas não feliz com isso, alem de ao tomar o remedio a noite ele me deixar acordada, eu tomo ele pela manhã e ele me deixa o dia todo com sono. Afinal, une-se as duas coisas, a medicação e o fato de eu estar dormindo cada vez menos.

Estou encanrando a possibilidade que talvez, como suspeitava antes mas queria tentar diferente, a "minha" medicação seja necessariamente a cara. E vou ter que encarar um processo longo, chato, e um tempo maior sem dinheiro, pra poder bancar esse tratamento.

Ter insonia não é algo legal. Existiu uma epoca que eu achava que era. E talvez se eu ainda não tivesse horario pra acordar, nenhuma responsabilidade, fosse achar legal passar a madrugada no computador.

Mas a verdade é que chega uma hora que voce esta cansado, querendo dormir para que o dia termine e outro comece. E voce deita na cama e nesse momento é como se alguem abrisse seus olhos com as mãos, colocasse palitinhos e dissesse que voce não tem tanta sorte assim.

Voce sente seu coração acelerar, sente uma eletricidade passar pelo seu corpo pedindo que voce se levante. Sente uma ansiedade tão grande que se tiver espaço você comerá as paredes e não só tudo o que encontrar na cozinha.

Vce não consegue se concentrar e nem se interessar por nada na tv ou no computador por mais que 3 minutos. Sua mente não para um unico segundo e quando voce percebe esta pensando nas coisas mais absurdas, muitas vezes ruins.

E tudo o que voce quer fazer e não consegue é dormir.

E todos esses ultimos dias, quando chega esse horario, eu estou assim. Eu nem sabia que um remedio podia ter o efeito de causar insonia. Me sinto verdadeiramente frustrada.

No entanto, ele funcionou bem, me levou pra muito mais perto de uma estabilidade do que os outros remedios e muito mais rapido. Isso é bom.

Existe a alternativa de manter o litio e introduzir alguma outra medicação, estabilizadora, que me ajude a dormir, mas que não seja a que eu tomava anteriormente. O problema é que eu posso voltar a ficar dopada, e um dos objetivos a curto prazo é que eu fique bem e acordada de forma a poder dirigir de forma segura. Eu não dirijo a anos e isso tem feito muita falta.

Na ultima consulta com a medica ficou definido que iremos primeiro tentar essa combinação do litio com outra medicação e ver se a sonolencia do dia melhora conforme o sono a noite melhore. Se em 15 dias nada mudar...

O importante é que, por mais que ainda não tenha acertado a medicação, a cada dia eu estou mais proxima disso. Seja la como ficara definido, qual medicação, cada dia vai ficar mais facil.

Essa e uma das coisas que quando se tem essa doença voce só sabe e so acredita quando alcança. Descobrir quem voce é de verdade, sem as alterações de humor, e entender que quanto mais estavel voce estiver mais facil sera permanecer estavel.

E foi isso que me trouxe aqui. Anos de estabilidade. E eu estou retornando a isso. Me desejem sorte!



PS: Rebeca esta uma fofa, muito sapeca, aprendeu a subir no sofa sozinha hoje e quase me mata do coração! demorei 2 segundo para ver ela em cima do sofa, correndo ate a janela (fechada) pra ver o Taz ir pro trabalho, e me tocar que não fui eu que a coloquei ali e sim ela que subiu sozinha.

O Cineminha foi otimo, o papai passou o filme todo, o qual ele não tinha interesse em assistir, brincando com a peuqnea enquanto eu sentei e assisti o filme inteirinho. Eh, vida boa! Voces deveriam ir na proxima ;)

Ah, o que me lembra, sabado agora é o dia do Aquario! Lembrem-se, as 11h no aquario de SP!

Ai, vou ali tomar meu calmantezinho e ver se durmo... boa noite!

7 comentários:

  1. acabei não te mandando as receitinhas para o finados, me desculpe. =/ quando vi, já tinha passado. os últimos dias foram corridos por aqui, mas agora parece que está tudo bem.

    insônia é algo simplesmente terrível. tem-se a impressão de não ter sorte mesmo, como vc falou. tem gente que deita e em 5 minutos está dormindo. isso é sorte.

    tomara que dê certo com a troca do medicamento. eu tenho algumas dicas para te ajudar: existe um chá importado chamado celestial que é ótimo. são dois os bons para dormir: o que tem um ursinho dormindo e uma mulher com um dragão. todas as vezes que eu tomo eu durmo bem relaxada. como eles são meio caros, não tomo sempre. compro aqueles "boa noite" ou "insônia" comuns e coloco dois saquinhos para pouco mais de meia caneca de água, sem acúcar, e dá certo também.

    ResponderExcluir
  2. Oi querida queria te dizer q apesar da falta de comentários te acompanho aqui post a post... to a torcida para o novo remeédio dar certo! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amiga torço, rezo que para que encontre a dose, o remédio certo.
    Sabe o que admiro em você?
    É essa garra, essa força que vc tem em lutar todos os dias para se manter bem, em cuidar de você.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Di, estarei orando pra que as medicaçoes surtem um bom efeito.. nao fique desanimada.. antes de engravidar eu estava tomando o lítio, lamotrigina (outro estabilizador), donaren (o que me ajudava a dormir e nao é calmante) e bupropiona (antidepressivo), estava indo bem, na medida do possível é claro, mas sem grandes flutuações de humor.. e dormia super bem..
    Boa sorte viu..
    Só entrei hj no meu blog, por isso só vi sua pergunta hj, pode usar a pergunta pra fazer o post.. se ainda estiver interessada.. tudo de bom pra vc.. bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    Além de todos os efeitos colaterais que tu relatas, tem aumento de peso, retenção de líquido, algumas medicações interferem até nas taxas de colesterol... coisas que não apenas incomodam apenas pela estética, mas porque interferem em questões de saúde e bolso também.

    Melhora uma parte, complicando outra. - Sei bem como é, porque também estou tentando me encontrar com medicações... Retiramos o seroquel e perdi 6 dos mais de 15 (!!!) que ganhei desde que descobri ser bipolar.

    Agora mantenho oxcarbazepina e n-acetilcisteína... parece estar indo tudo bem. Mas fica sempre aquela incógnita: até quando?

    Precisando dum ombro virtual, mas amigo, meu msn é ingrid.strelow@hotmail.com

    Beijo!
    Ingrid

    ResponderExcluir
  6. Amiga, q transtorno, né? Literalmente.
    Torço muuuuuito pra q se encontre em relação ao que vá te aliviar e em todos os sentidos, Di.
    Somos mães, é cmo vc disse, temos mil pressões e obrigaç~es durante o dia e se não estivermos descansadas, estabilizadas, vai td por agua abaixo, né?


    Tudíssimo de bom pra vc e pra Rebeca!
    Tenha uma boa semana!
    mi

    ResponderExcluir
  7. Essa coisa de remédio é complicada.Olha só, o litio me fez engordar 10 kilos em um mês, o neo foi a base do meu coma no Japão.
    tô com oxcarmazepina e rivotril.Na vdd, o que mais me dá trabalho agora é o borderline, não o TAB.Parece que esse está sereno, comparado ao Transtorto de Personalidade.Ah, tantos demonios!Espero em breve ter uma pequenina (ou pequenino) pora me fazer sorrir tb!

    Bom feriado, Di!

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P