De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mais um dia, sem agonia!

O dia hoje prometia ser mais facil por um lado e começou se mostrando mais dificil por outro.

Ontem mesmo eu ja imaginava que as coisas iriam se complicar na hora que coloquei Rebeca pra dormir. Ela brigou com o sono durante meia hora antes de adormecer apesar de todo o cansaço - ou talvez por causa dele. Adormeceu apenas as 20h30.

Pouco depois das 23h ela despertou por causa dos fogos de artificio que estavam soltando por conta do jogo de futebol. Eu estava muito cansada pra levantar então quem a acudiu foi o Taz. E, isso é um problema pois ja tem algumas noites, como contei, que ele não tem conseguido leva-la de volta pra cama e acabam, os dois, dormindo na sala. Nesse quesito o remedio que tomo não ajuda muito ja que depois que começo a embarcar no  sono dificilmente consigo evita-lo e acaba sendo o Taz, impreterivelmente, quem tem que levantar e ver o que a bebe precisa. Não que eu não consiga levantar de forma nenhuma, mas como tenho essa dificuldade a mais e ter uma boa noite de sono e pra mim necessario para manter a sanidade, então não ficamos muito tempo pensando nisso. Mas claro que se o Taz esta muito cansado ou a Rebeca quer necessariamente a minha presença. eu levanto e fico com ela!

Mas enfim, essa noite os dois dormiram na sala.

Com isso, duas coisas aconteceram:

1 - Rebeca dormiu ate mais tarde, acordando depois das 8h da manhã, o que atrapalhou a rotina que tenha tentado montar pra ela de dormir antes do almoço. Acordar mais tarde significa dormir mais tarde na soneca, acordar mais tarde, etc

2 - Taz não conseguir dormir e portanto não conseguir acordar e ir trabalhar pela manhã.

Rebeca acordando mais tarde, na hora da soneca, as 10h30, não quis dormir de forma nenhuma. Levei bem 1h pra conseguir faze-la adormecer em meu colo. E tive que acorda-la pra almoçar as 12h30 pra que ela conseguisse comer antes de ir pra escola. Grande erro!

Com essa mudança no horario, acabamos comendo correndo. O prato do dia era macarrão, prato preferido da Rebeca, e ela comeu bem. Talvez bem ate demais. Eu senti um gosto estranho na carne, mas como fui so eu, deixei passar. depois do almoço, arrumei a lancheirinha dela, e falei que era hora de ir pra escola. Ela se animou rapido e quis descer da cadeira de alimentação e ir logo.

Troquei de roupa, troquei a Rebeca, penteei seu cabelo, e estavamos prontos pra partir.

Ah sim, vale contar que passei a manhã brincando com ela e cantando as musiquinhas que ela aprendeu na escola!

Quando chegamos la ela fez festinha de novo. MAs na hora de sair do carro, mais uma vez, ficou timida. Dessa vez quem a tirou do carro e ficou com ela no colo foi o Taz. E dessa vez ela não quis descer pra entrar sozinha na escola quando a tia a chamou.

TAz entrou com ela e eu fiquei pra tras,na recepção. POucos minutos depois ele estava de volta, sozinho, e sem som de choro atras dele. Rebeca ficara, e bem, com a professora.

Fiquei meio nervosa, sem saber o que esperar, mas disse pra ele ir pro trabalho. E fiquei la, no aguardo de alguma coisa, esperando que o dia corresse bem. Cerca de 15 minutos depois a tia vem me perguntar se ela havia comido antes de sair de casa, pois ela havia vomitado enquanto brincava na quadra. Eu fiquei preocupada, disse que sim, que ela tinha almoçado, que eu achei o gosto da carne estranha mas que eu era meio fresca e que possivelmente ela so tinha comido demais e se agitado demais muito pouco tempo depois. Mas, de qualquer forma, pedi que ao resto do dia ficassem de olho nela. Perguntei se ela ainda estava chorando, mas a tia disse que ela ja tinha se acalmado. Que chorou assustada depois de vomitar, mas que eles estavam dando um banho nela e trocando e ela ja estava melhor. Decidi então, que era melhor esperar pra ver, sem entrar.

E ela ficou bem. Espiei pela porta de vidro de longe algumas vezes. Depois do banho ela ficou manhosa e pediu colo. A professora muito amavel e compreensiva, ficou com ela no colo um bom tempo. Me senti feliz por ver minha filha sendo tratada com carinho, por ve-la buscando a segurança do colo com outra pessoa, sua cuidadora dentro da escola, e encontrando ali o que precisava.

Ela não chorou mais o resto do dia.

Acabou por fim descendo do colo da professora e se soltando. LAnchou com as outras crianças, sentadinha na cadeira. Eles seguiram o que eu falei e deram a ela a banana inteira, apenas sem casca, pra ela comer sozinha, e tudo fluiu mais facilmente. Mais a vontade, comeu mais coisas, como bolacha, sucrilhos de um colega, e tomou suco. Viva!

Não me procurou hoje. Não chorou mais. Encontrou, la dentro, o conforto e a segurnaça que precisou. E eu me senti mais leve. Conversei muito com a diretora, que a esta acompanhando de perto. Ela disse que pediu a professora pra dar essa atenção maior pra Rebeca nesse primeiro momento enquanto ela se familiariza com o ambiente e a rotina. Conversamos sobre essa vontade de independecia que Rebeca sempre teve e como por mais dificil que é pra mim eu estar tentando dar a ela esse espaço. Fiquei feliz com o que vi e ouvi hoje. Senti que fiz a escolha certa.

Me senti melhor e mais segura.

Sei que ainda terei que ir mais alguns dias pra la. Que o fim de semana vem ai e os dois dias de corte da rotina da escola podem fazer as coisas voltarem um pouco atras. Que semana que vem tem um feriado de 4 dias, e isso pode dificultar as coisas mais ainda. Mas estou confiante! Sei que logo não estarei nem mesmo podendo ir com ela, mas ja sinto a certeza de que ela estara bem enquanto eu dou um novo passo na minha vida.

Mas teremos mais alguns dias ainda pela frente, e não quero cantar vitoria antes do tempo.

Vamos ver como correra essa noite...

4 comentários:

  1. É, rotina com filho pequeno não é fácil... mas a gente se vira bem, né?! rsrsrs

    Tenho certeza que vcs vão pegar o ritmo rapidinho.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. O dia começou meio torto mas a tarde terminou bem.
    É assim mesmo, por mais rotina que colocamos sempre tem esses dias que eles saem do eixo. Rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. se animar deixa um comentario ou manda msg c seu tel p gnt combinar, bjs bjs

    ResponderExcluir
  4. até quando vc vai ficar na escola? foi a escola que pediu?

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P