De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Update

Nossa, tem sido dificil parar pra escrever. Não por que as coisas estão dificeis, ou ruins. Pelo contrário! Estamos melhorando!

como disse no ultimo post, mudei minha medicação. e, tem sido uma coisa boa! Ainda estou muito acelerada, oque me da uma ou outra "queda" no fim do dia, mas não chego a ciclar. Isso é bom,por um lado, e ruim, por outro. Quer dizer, é bom, mas ainda não é o ideal.

vou explicar.

ao ser bipolar a pessoa tem que conviver com essa montanha russa de emoções e humores entre a Mania e a Depressão. Com o auxilio de remédios para estabilizar o humor, que impedem que essas mudanças sejam muito constantes e intensas, e de terapia para aprender a identificar gatilhos que causam as mudanças e como dribla-los no dia a dia, da melhor forma possivel, pode-se ter uma vida completamente normal.

A depressão é uma coisa normal e facil de explicar. Não e dificil pra ninguem entender a tristeza e como isso é ruim para alguem, independenteda pessoa entender o motivo dela, a intensidade ou o quanto a memsa pode ser castrante.

E muito mais dificil explicar a "felicidade" como um problema. Quem não queria ser capaz de pensar nos problemas e em soluções para os mesmos com a rapidez e a facilidade com que se escolhe o que vai comer num restarurante por quilo? Ou talvez ter uma necessidade menor de sono, tendo mais horas no dia para aproveitar, ou terminar aquele trabalho?

Bom estar em mania é acreditar nisso tudo. Mas ainda ser uma pessoa normal. Ou seja, o pensamento fica rapido sim, mas isso não significa que você esta mais capaz de solucionar problemas. Você sente menos sono, não significa que não precise do descanso.

Eu estou em um estado de Mania, que esta gradualmente perdendo força. Como um furacão que vai passando. Tenho conseguido passar por essa fase sem grandes danos colaterais, e espero que num momento proximoeu esteja de volta ao meu normal.

Qual é o meu normal? Hehehe quando eu chegar nele eu conto ;)

O Taz essa semana voltou a ter crises de dor por causa da pedra nos rins. Isso fez com que ele, apesar de estar melhor que antes, esteja mais pra baixo esses dias. Mas ele tem feito tratamento para a depessão dele, e aos poucos, como deve ser, tem tido resultado. Nos conversamos mais, nos comunicamos melhor, e aproveitamos mais nosso tempo juntos.

E esse é um dos motivos de eu não ter escrito nos ultimos dias!

Temos tentado apreoveitar mais o tempo entre ele chegar do trabalho e a Bebeca tomar a mamadeira dos sonhos dela, a meia noite e meia. então, geralmente ficamos juntos, conversando, assistindo filme, etc ate por volta da meia noite, quando ele vai dormir mesmo, e eu venho ler os blogs antes do horario dela.

Mas, ai, nesse horario, ja tendo tomado o remedio, estou com muito sono, com o pensamento embaralhado, e ate ler chega a ser dificil. Então, leio um pouco, dou amamadeira pra pequena, e vou domir.

A minha felicidade é que com a mudança na medicação, (aos bipolares por ai, estou tomando litio e olanzapina, doses baixas por enquanto) eu chego a acordar de madrugada se necessario, mas volto a dormir com muita facilidade,não atrapalhando meu descanso. E, agora que a pequena aqui acertou os horarios, mantendo a mamada dos sonhos, ela voltou a dormir a noite toda. então... Estamos bem.

Vejam bem, dormir a noite toda não significa que ela não desperta. Mas ela volta a dormir sozinha depois de poucos minutos. E so nos não irmos ate ela.

Expliquei isso pro Taz. Se ela não esta chorando,nem precisa levantar. Se der uma choradinha, levanta, pega no colo, acalma, e ela volta a dormir quase instantaneamente, e pode devolve-la pro berço. ela não acordou de verdade, so teve aquelas despertadas que, quando nos somos adultos, nos "viramos de lado na cama". E agora que ele aprendeu a ouvir, dormimos todos muito melhor, e ela tem estado de muito melhor humor.

Os dentes continuam saindo. Parece que os proximos são os caninos de cima, e a segunda leva dos dentes de baixo.

Ela manda beijo quando falamos tchau.

Quando sabe que é hora de dormir , assim que eu a pego no colo, se ela esta no colo de outra pessoa, ela da tchau e manda beijo.

Descobri que pra sair sem ela, mesmo pra mudar de ambiente, pra ela funciona melhor se nos despedimos dela. Desde o inicio foi assim, e ela fica mais tranquila por ter essa "finalização" quando eu vou sair. Alem disso, sempre explico onde vou, o que vou fazer.

Engatinha numa felicidade tremenda. A brincadeira da vez é pega pega. Ela sai engatinhando, e eu atras, engatinahnd tambem, e falando que vou pega-la. Risadas garantidas!

Esta enjoada de mingau. E de frutas puras, nem pensar! Quer frutas de potinho, ou misturadas com farinha lactea ou mucilon (pouco).

Tenho percebido que ela tem sentido mais fome, e vontade de comer nas refeições principais, e menos fome no fim da tarde. Como ela tambem tem tomado mais leite, penso que isso tem ocupado o espaço que antes existia para as frutas de lanche. Hum, estou num momento de observar essa mudança alimentar dela.

Outro dia comprei um mini pão frances e dei na mão dela pra ela morder. ela comeu o Pão todinho. O memso fez com um teco de carne do churrasco que fizemos no ultimo domingo. Mordeu, mordeu, ate que começou a arrancar pedaços, mastigar e engolir!!

Então, vendo que ela quer mais é mastigar mesmo e pegar as coisas com a mão, comprei um pratinho raso pra ela, e hoje montei com arroz, pure, caldo de feijão, couve cortada e tomates picadinhos, e dei pra ela comer sozinha enquanto eu dava uma papinha pronta de frango.

Ela se deliciou. Mais fez sujeira que comeu, mas amou a experiencia. e eu tambem!

Queria uma dica, meninas, de como dar as frutas pra ela nessa nova fase. Fico com medo que as frutas sejam duras e ela não aceite, ou engasgue por não uqerer mastigar. Alguma ideia? Por que em forma de purezinho ela não ta querendo mesmo...

e dança, gente, essa menina ta virando uma dançarina! rs

Entende quando falo não....

farei um post detalhado sobbre o desenvolvimento dela semana que vem, afinal, meu bebe vai fazer 1 ano!!!

E você, ja esta participando da promoção? Clique AQUI e participe!

5 comentários:

  1. Meu Deus, sua filha me assusta!!! kkkkkkk... Gustavinho já anda, brinca, dança, mas nem de longe é tão independente quanto a Rebeca, comer sozinha, ela já quer comer sozinha, pocha e tem uma persepção tão grande do ambiente, dos rituais de sair e entrar dos mundo dos adultos...

    Mainha vez ou outra dá pão frances a ele e bolacha maria tb, ele gosta e acho que coça a gengiva com ela!!

    ResponderExcluir
  2. olá querida! sou seguidora do seu blog!
    E como psicóloga gostaria de te parabenizar pela força, pela luta, pelo tratamento. E também te desejar muita força e persistência, viu?! Não é nada fácil ser bipolar e ainda ter que cuidar de filhos. Mas, pense que muitas vezes uma criança nos força para "acordar", batalhar!
    Vi que mudou a medicação, que bom!
    abraços
    http://psicologaregina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela melhora Di, e pela mudança do remédio e por tudo de bom que tá acontecendo. A vida é uma luta diária mesmo, cada um tem sua história e suas coisas para resolver, te desejo toda sorte na sua caminhada, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela melhora Di, e pela mudança do remédio e por tudo de bom que tá acontecendo. A vida é uma luta diária mesmo, cada um tem sua história e suas coisas para resolver, te desejo toda sorte na sua caminhada, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Que bom Di, a gente tem que estar mudando o tempo todo, nem que seja a medicação rss...rs. Isso já ajuda bastante. E bom deixar ela chorar um tiquinho no berço antes de levantar, se não eles viciam.
    Quanto ela não gostar mais de frutas amassadinhas, já pode cortar em pedacinhos o mamão que é bem molinho, manga, uma banana inteira, ela irá pegar com as mãos o que desperta outro sentido da criança o toque. Acho que será muito bom para as duas. Se estiver segura corte peras, maças e melão em pedaços que de para ela começar a mastigar. É com começar com as frutinhas em pedaços, pois são bem macias ai vai evoluindo até chegar as carnes. Bjs

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P