De mãe e louco todas temos um pouco

Sejam bem vindos ao cantinho aconchegante que reservei para essa conversa. Espero que esses relatos possam de alguma forma ajudar aqueles que tem duvidas, receios, e as vezes até mesmo culpa por não serem perfeitos como gostariamos de ser para nossos filhos, que ja estão aqui, ou estão por vir.
Essa é minha forma de compartilhar essa experiencia fantastica que tem sido me tornar mãe, inclusive pelas dificuldades que passei, passo e com certeza irei continuar passando por ser Bipolar. E o quanto nos tornamos mais fortes a cada dia, a cada queda, como essa pessoinha que chegou me mostra a cada dia que passa.
A todos uma boa sorte, uma boa leitura, e uma vida fantastica como tem sido a minha, desde o começo e cada vez mais agora!

sábado, 25 de setembro de 2010

Mais receitinhas

Ola pessoas, hoje não vou contar muita coisa. Fomos ao cinematerna, como combinei com algumas pessoas, que passarei a fazer nos sabados que tiverem sessões. Foi bacana, vi alguns amigos.

Mas amanhã teremos uma festa de familia para ir e a qual admito que estou ansiosa por!

Então, vou deixar pra fazer o post depois da festa, assim falo do fim de semana todo.

Hoje vou deixar aqui apenas umas receitinhas do que vou levar a festa amanhã E de um docinho "light" se é que algum doce pode ser light, hehehe

Primeiro, o docinho...

Doce de banana sem adição de açucar

- 3 bananas nanincas bem maduras
- meia xicara de maça previamente cozida, sem casca
- 1 copo (requeijão) de agua

- Em uma panela,com cabo pois você vai ficar um tempinho ai, coloque a banana picada em rodelas, a maça e a agua. Mexa constantemente até secar a agua. Se necessario, coloque um pouco mais de agua ate ter a consistencia desejada (doce de banana)

Por que colocar a maçã?

Bom, mesmo a maça ja cozida libera agua, e com ela, açucar, durante o cozimento. Você vai usar ela ja cozida pois como a maça e bem mais dura que a banana, seu tempo de cozimento para chegar a desmanchar é bem maior. As duas juntas, você chega no doce de banana ais rapido, e ele fica quase igual ao feito com açucar, so que mais claro, pois não tem o açucar queimado.

A outra receita, e essa eu vou levar a festa amanhã, e de bolo com cerveja, que eu achei a receita no blog da Chris, o Inventando com a Mamãe (que eu adoro!) e dei uma modificada.

A Receita original é assim:

Ingredientes:
- 300 gr de farinha de trigo
- 300 gr de manteiga
- 1 copo de cerveja em temperatura ambiente (copo de requeijão)
- 1 colher de chá de canela em pó
- 250 gr de manteiga
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de manteiga
- 4 ovos
- 1 colher de sopa de chocolate (eu acho que deveriam ser 2, da próxima vez vou colocar 2 colheres)

Modo de fazer:
Bater as 4 claras em neve e reservar.
Bater bem a manteiga com o açúcar e depois acrescentar as claras e continuar batendo. Adicione o sal, a canela, o chocolate, a farinha de trigo e o fermente sempre batendo.
Quando a massa estiver homogênea acrescente a cerveja e misture com a colher de pau (nesse momento não pode utilizar a batedeira, tem que ser na mão). Assim que estiver bem misturado coloque em forma untada para assar.

Atenção: o bolo cresce muito, então não encha a forma demais
Um segredinho: salpique manteiga por cima da massa antes de levar ao forno. Dá um toque especial.


E eu fui mais simples:

Peguei uma massa de bolo pronta, e acrescentei o chocolate (usei nescau, e uma outra vez usei chocolate meio amargo, a primeira ficou melhor) e a cerveja que utilizei foi Malzebier. (Na primeira useu heineken, e sim faz muita diferença no produto final o tipo de cerveja!). Não coloquei canela. (não tem aqui em casa...)

O Resultado foi um bolo bem docinho, saboroso e com um sabor final que remete ao alcool da cerveja (que evapora, mas deixa o gosto pra tras).

No primeiro bolo, com o chocolate meio amargo e a heineken, o gosto da cerveja ficou bem mais acentuado e o bolo ficou menos doce, com o gosto bem mais puxado pro chocolate, dando um contraste de sabores na boca que eu achei mais interessante. Mas, para servir pra crianças, acho que a Malzebier deve agradar mais pois fica tudo mais doce.


e por fim, uma receita de Cheese Cake,que eu retiro do Barradoce

A Receita é assim:

Massa:
- 2 1/4 xícaras de bolacha maizena triturada
- 1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente, mas bem mole

Recheio:
- 150 g de cream cheese
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/4 xícara de leite
- 1/2 colher de chá de essencia de baunilha
- 2 ovos
- pitada de sal

Pré-aqueça o forno.
Triture a bolacha ate que vire uma farofa, e depois bata a manteiga e a bolacha até obter uma massa.
Coloque ela em uma forma alta especial para cheesecake ou aquelas com fundo falso (no caso a daqui e assim) apertando bem no fundo, Se quiser pode subir um pouco com a massa nas laterais. Reserve, em geladeira se necessario.

Bata o cream cheese até que ele fique mais macio, e depois vá colocando aos poucos o suco de limão, o açúcar, o leite, o sal e a essência de baunilha.

Depois de misturado esses ingredientes, continue batendo e acrescente os ovos, um de cada vez.

Com o recheio pronto, despeje na forma e ajeite com uma espátula para que fique um pouco mais lisa, e leve ao forno por cerca de 25 a 30 minutos, ou até que o recheio esteja assado.

Tire do forno e deixe esfriar.

No caso, a forma aqui e grande, maior que a da receita, então eu dobrei o recheio e acrescentei um pouco da massa.

A Cobertura que escolhi foi de calda de goiabada

Para fazer a calda, você pega 1 goiabada em peça, corta em pedaços pequenos, e em uma panela, ou no microondas, derrete a mesma misturando com um pouco de agua, de forma que depois que ela esfriar ela não volte a endurecer. Ou você pode comprar a goiabada em calda no mercado tambem. ^^

Você pode escolher a calda que quiser, como geleia de amora, frutas vermelhas, morango. Se você usar a geleia de cobertura, não precisa fazer o processo da goiabada, pois a geleia não endurece. ^^ (é sempre bom lembrar, vai saber)

3 comentários:

  1. OBA, eu sempre quis fazer um Cheese Cake vou tentar, se der certo te falo....rsrs
    Adoro me aventurar na cozinha!!!rsrs
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Di,
    delícia de receitas.
    Eu também não tive tanto incentivo para ler. Aliás, os pais não se preocupavam tanto com isso eu acho. Sempre vi meu pai e a minha mãe lendo muito, me falando que era importante ler mas na verdade tinha que partir de mim pedir um livro. Não lembro deles escolhendo livros e trazendo para mim.
    Hoje em dia se tem muito mais apelo.

    Quanto a concentração talvez você pudesse buscar livros que tratem de vários temas e que não precisa ter uma sequênci para ler. Tipo esses livros para mães. Podemos abrir o capítulo que trata do assunto que mais desperta a nossa atenção e depois deixar o livro de lado. Só retornar quando despertar outro interesse.
    Sei lá, pode ser um jeito de ir recuperando a concentração aos poucos.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Mas você está animada na cozinha hein? Hehehehe
    Eu não ando fugindo dela.
    Fase da preguiça. Rs
    Beijos!

    ResponderExcluir

Ai, que bom que você veio! Puxe uma cadeira,sente-se no chão e sinta-se na casa alheia.^^ Mas me da um toque :P